Deputados conheceram panorama da educação superior

Evento Semesp na comissao educacao_foto_ Fernanda Povoa (1)

                                                                                                                                                          Foto: Fernanda Póvoa/CRUB

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) apresentou nesta quarta-feira (7), aos membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, a quinta edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, estudo desenvolvido pela entidade que oferece um panorama completo e detalhado da educação superior do país, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões. A secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa, acompanhou a apresentação do mapa de ensino a Comissão de Educação.

Através de análises comparativas abrangendo os últimos 13 anos, o estudo do Semesp apresenta a evolução do número de matrículas das instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o Brasil, nos cursos presenciais, de ensino a distância (EAD) e tecnológicos. Revela também a taxa de graduação, calculada considerando os 20 cursos presenciais com maior número de concluintes das IES privadas, levando em conta a carga horária e o tempo de integralização de cada um deles.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015 mostra, ainda, o total de cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, além da taxa de evasão com base nos alunos desistentes em relação ao total de alunos matriculados.

A procedência de alunos matriculados no ensino superior, com a relação dos cursos que apresentam maior percentual de alunos que vieram do ensino médio privado e do ensino público, também é um registro importante do Mapa. Assim como a taxa de escolarização líquida, que indica o percentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua idade em relação ao total da população de 18 a 24 anos.

O número de trabalhadores empregados com carteira assinada com nível superior completo e o contingente desses trabalhadores com formação apenas no ensino médio também são dados relevantes do estudo, que apresenta ainda a remuneração média dos trabalhadores em relação ao grau de instrução. Segundo o levantamento do Semesp, a remuneração dos profissionais com ensino superior completo chega a ser três vezes superior à dos trabalhadores com apenas o ensino médio, tendo ultrapassado R$ 5 mil em 2013.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015 também revela os números atualizados dos contratos firmados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) no período de 2010 até junho de 2015, que somaram 2,1 milhões, mas que após as alterações promovidas pelo MEC em 2014 tiveram sua capacidade de expansão e de sustentabilidade limitadas, projetando uma queda superior a 50% no número de novos contratos e deixando mais distante o objetivo de atender as metas do Programa Nacional da Educação até 2024.

O Mapa apresenta ainda o número de profissionais dedicados à educação de nível superior nas redes privada e pública, que hoje somam mais de 778 mil, dos quais 384 mil são docentes e 394 mil exercem funções técnico-administrativas. Esse contingente foi responsável em 2013 pela formação de aproximadamente 995 mil alunos (834 mil concluintes em cursos presenciais e 161 mil em cursos EAD), sendo que, desse total, 765 mil concluíram o curso pelo setor privado e 230 mil pela rede pública.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados.

Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação.

Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Para saber mais, acesse o portal do Semesp.

Fonte: Assessoria de Comunicação Semesp

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010