Presidente da ANEC é eleito vice-presidente da ODUCAL/Região Brasil

A Organização das Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL) realizou, na tarde da última terça-feira (17), em Roma, a sua Assembleia Geral, na qual foi eleita a nova diretoria para o próximo triênio.

A Assembleia Geral, órgão supremo da ODUCAL, é composta pelos reitores e reitoras das instituições membros e coligadas, e por membros do Conselho. Para o próximo triênio, o novo presidente será o prof. Dr. Francisco Ramírez, então vice-presidente da Sub-região México, América Central e Caribe. Além do presidente, foram eleitos os quatro vice-presidentes que representarão as quatro Sub-Regiões componentes da ODUCAL: a) do México, América Central e Caribe; b) Andina; c) Brasil; d) Cone Sul. Para a Sub-Região Brasil, o prof. Dr. Paulo Fossatti, reitor da Unilasalle Canoas (RS) e atual diretor-presidente da ANEC, foi eleito como o novo vice-presidente.

Sobre a ODUCAL

A ODUCAL é a organização, na qualidade de Associação Regional, vinculada à Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) e tem como finalidade contribuir para o progresso da Educação Superior Católica na América Latina. Com este propósito, desenvolve um conjunto de ações de colaboração para melhorar a qualidade da oferta educativa e fortalecer as atividades de pesquisa e de serviço a comunidades das instituições associadas.

Tem como missão

– Contribuir para reforçar a identidade católica, em total conformidade com as diretrizes e normas contidas na Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae de instituições parceiras.
– Contribuir para o desenvolvimento do ensino superior católico em diferentes regiões da América Latina; promover propostas educacionais que combinam qualidade e equidade, pesquisa e compromisso institucional para o bem comum.
– Representar a sua adesão às organizações e associações internacionais, particularmente FIUC.
– Promoção de projetos conjuntos de investigação, formação pós-graduada e outras formas de intercâmbio acadêmico, redes sub-regionais e nacionais das instituições membros.
– Colaborar com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) nas várias tarefas que a agência pode exigir.
– Contribuir para a formulação de políticas públicas de educação, tanto a nível nacional, especialmente em termos supranacionais.

Fonte: Comunicação da ANEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010