Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília marca inicio das comemorações do Jubileu de Ouro do CRUB

A Câmara dos Deputados promoveu nesta quinta-feira (28), em Brasília, Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O Deputado Alex Canziani (PTB/PR) foi o autor do requerimento para a realização de tal Sessão.

2 Sessao Solene_Camara_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr Argolo

Na presidência da Sessão o Deputado Canziani, iniciou a homenagem com a leitura de mensagem enviada ao Plenário, pelo presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Em seu discurso, o Presidente destacou a justificação do requerimento da homenagem ao CRUB, por se tratar da única Entidade representativa de todos os segmentos da Educação Superior no Brasil.

“E, por cinco décadas, o CRUB realiza atividades promotoras de alicerces seguros para as universidades brasileiras. Por meio da realização de estudos e conferências e da participação em diversos colegiados, o Conselho aprimora a compreensão sobre a realidade universitária e sua relação com outros segmentos sociais. Disso resulta rico subsídio para a formulação de políticas públicas para o setor”, frisou.

Logo após a leitura da mensagem do presidente da Câmara o deputado Alex Canziani passou os trabalhos da mesa diretora para o deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), para que este pudesse fazer uso da palavra e proferir seu discurso na tribuna.

Em sua fala o deputado Canziani enfatizou mais uma vez a justificação de tal Sessão, que homenageava a única Entidade que congrega os dirigentes de todos os segmentos, sendo eles de instituições federais, de IES estaduais e municipais, de IES comunitárias, de IES particulares e dos centros-universitários.9 Sessao Solene_Camara_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr Argolo

O Deputado destacou também que a Câmara não poderia deixar de prestar essa justa homenagem ao CRUB na celebração do seu Jubileu. Ele agradeceu a parceria e empenho do Conselho que, junto com a Câmara dos Deputados, trabalha em projetos que buscam incessantemente a melhoria da Educação no Brasil.

“Em sua atuação, o CRUB contribuiu e contribui sistematicamente para dar qualidade e representações consultivas e decisórias, integrando alguns dos mais conceituados colegiados técnicos do País”, lembrou o parlamentar.

8 Sessao Solene_Camara_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr ArgoloApós sua homenagem, a mesa de abertura foi recomposta pelo Deputado Alex Canziani, pelo presidente do CRUB e reitor da Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, e pelos os vices-presidente do Conselho: reitor Minoru Martins Kinpara (UFAC), reitora Adélia Maria de Carvalho de Melo Pinheiro (UESC), e reitor Mário Cesar dos Santos (UNIVALI). A mesa contou ainda com a presença do secretário de Educação do Distrito Federal e conselheiro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o químico prof. Júlio Gregório.

Em seguida foi aberto um momento para que os parlamentares presentes pudessem proferir uma saudação ao Conselho de Reitores. Várias foram as palavras de reconhecimento e agradecimento pelo árduo trabalho desta Entidade à serviço da Educação Superior do País.

Em sua fala, o presidente do CRUB e reitor da Mackenzie, Prof. Benedito Aguiar, destacou o brilhante trabalho dos reitores e reitoras que estiveram à frente do Conselho nestas últimas décadas, além de agradecer a todos os deputados e representantes das instituições parceiras que prestigiaram a solenidade.

4 Sessao Solene_Camara_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr ArgoloO Presidente ressaltou a importância de unir forças com todos os parlamentares e instituições ali presentes, para abrir espaços e estabelecer agendas de diálogos, no contexto da gestão acadêmico-administrativa, de forma a pensar estrategicamente o sistema educacional brasileiro como um todo.

“O CRUB esta à disposição para buscar uma interlocução permanente, com agendas positivas, sobretudo junto ao Ministério da Educação, ao Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e seus vários órgãos”, afirmou.

O reitor lembrou ainda do desafio do Conselho em desenvolver um esforço conjunto para que a qualidade das nossas escolas, em todos os níveis, possam atingir padrões internacionais. “Este desafio não pode deixar de ter um enfoque todo especial quanto à melhoria na formação de professores, pelo estabelecimento de estratégias de fortalecimento dos cursos de licenciatura e maior valorização da carreira docente no mundo do trabalho”, declarou.

A Sessão Solene da Câmara marcou a abertura do ano Jubilar do CRUB, durante o período de 28 de abril de 2016 à 30 de abril de 2017, o Conselho realizará diversas atividades alusivas ao seu Jubileu de Ouro.

Sobre o CRUB

Fundado em 30 de abril de 1966 o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) foi concebido para promover o intercâmbio e a cooperação entre as universidades brasileiras. O CRUB é a única Entidade que congrega reitores e reitoras de universidades e centros universitários de todos os segmentos. Nesses 50 anos de serviço à frente da Educação Superior, o Conselho de Reitores vem promovendo a integração de todos esses segmentos educacionais de ensino superior fortalecendo a autonomia das instituições e buscando meios para o aperfeiçoamento contínuo da Educação Superior.

7 Sessao Solene_Camara_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr Argolo

Acesse outras fotos clicando aqui.

 

Comunicação CRUB / Fotos: Júnior Argôlo 
(61) 3349-9010