CRUB se reúne com novo titular da SESu

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), por meio da sua secretaria executiva se reuniu nesta segunda-feira (6), em Brasília com o novo titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), professor Paulo Barone.

Na oportunidade a secretária executiva do Conselho, Fernanda Póvoa juntamente com os secretários executivos das Associações Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) e Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), levaram algumas demandas do setor ao novo Secretário.

Na ocasião o secretário Paulo Barone aproveitou para falar sobre os projetos para a SESu e MEC nesta nova gestão. Segundo ele, a ideia é fortalecer o lado político da SESu, ademais de explicitar que o MEC priorizará, por meio da Secretaria, ações e discussões voltadas para temas como: a forma de organização das Instituições de Ensino Superior – IES; as alternativas para retomada do crescimento do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), melhoria dos processos de gestão e ampliação da dimensão do Programa; a ocupação plena das vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni); a melhoria do sistema de avaliação/regulação/supervisão; o campo da Internacionalização; a formação de professores, frisando a importância da demanda do MEC em receber ideias inovadoras para formação de docentes; além de debaterem sobre a Educação a Distância (EAD) e os novos caminhos para a implementação da Base Comum Curricular.

Além do secretário da SESu, Paulo Barone e a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa estiveram presente na reunião, o assessor institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Rui Barbosa Brito Jr., o secretário executivo da ABIEE, prof. Afrânio de Castro, a diretora executiva da ANUP, Larissa Martino, o secretário executivo da ANEC, Prof. Daniel Torres e a secretária da Câmara Superior da ANEC, Adriane Lobão.

Novo comando na SESu

paulo barone _perfilDeve ser publicada ainda durante esta semana no Diário Oficial da União (DOU) a portaria de nomeação do novo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu). O prof. Paulo Monteiro Vieira Braga Barone estará à frente do comando da unidade do Ministério da Educação que é responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. A manutenção, a supervisão e o desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino superior (Ifes) e a supervisão das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também são de responsabilidade da SESu.

Sobre o novo secretário

Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986) e em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1985). Mestre (1989) e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 1986). Pesquisador na área de Física, especialista em Estrutura Eletrônica de Moléculas Bioativas e de Nanodispositivos. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012, 2014-2018), foi Presidente da Câmara (2008-2010).Tem experiência na gestão e avaliação educacionais e outros temas em Educação Superior.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010