Inaugurada nova sede do CRUB

Após cinco décadas de atuação no setor da Educação Superior, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) inaugurou nesta quarta-feira (3) sua nova sede, um espaço amplo e moderno que foi concebido para atender a todos os reitores e reitoras membros deste Colegiado.

Além da área administrativa do CRUB, foi inaugurado também o Espaço Miguel Calmon Sobrinho, que conta um amplo auditório, na cobertura do Edifício, além de um Foyer e duas salas de apoio.

Localizado no Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN), no final da Asa Norte, o novo prédio conta com quatro andares, além da cobertura, sendo o 4° andar e cobertura projetados para atender aos associados, parceiros e colaboradores do CRUB.

Em uma cerimônia solene o presidente do CRUB, Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto juntamente com os ex-presidentes e atuais vice-presidentes da Entidade inauguraram o novo espaço do Colegiado de Reitores, realizando assim o ato solene de descerramento da placa inaugural do novo espaço.

Além do Presidente da Entidade, a mesa de abertura contou também com a presença do secretário de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, Paulo Barone que na ocasião representou o ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prof. Mario Neto Borges; do presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Paulo Antonio Gomes Cardim; e do Especialista de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cassio Marx Rabello da Costa; e do Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP).

Em seu discurso, o presidente do CRUB destacou que com a inauguração de sua nova sede, o CRUB entra em uma nova fase de trabalho, integrando todos os segmentos educacionais do ensino superior. “Sendo assim buscamos o fortalecimento da autonomia acadêmica das instituições, e manifestamos a sua disposição para a continuidade do trabalho de parceria e de interlocução permanente com todos os órgãos governamentais que regem a educação do país, em especial os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação”, destacou o presidente em sua fala.

Acesse aqui o discurso proferido pelo presidente do CRUB, por ocasião da Solenidade de Inauguração da nova sede do CRUB.

Acesse aqui as fotos do evento.

Inauguração da galeria de Presidentes

O CRUB também inaugurou a sua nova galeria de presidentes, um espaço dedicado às fotos de todos os ex-presidentes da Entidade, que ajudaram a construir nas últimas cinco décadas a história da Educação Superior.

Foi realizado ainda o descerramento da foto do ex-presidente, reitor Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás), que teve sua gestão no CRUB no período de março de 2013 à setembro de 2015.

Assinatura do Acordo de Cooperação com o CNPq

Na ocasião foi firmado o Acordo de Cooperação entre o CNPq e o CRUB. Tal Acordo tem como objetivo propiciar a atuação conjunta do CNPq e do CRUB no estabelecimento de parceria técnica entre as partes, no tocante à chancela da Comenda de Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras, organizada e concedida pelo CRUB.

Lançamento da Comenda de Honra ao Mérito

No evento foi lançada a Comenda de Honra ao Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras. A Comenda tem por objetivo o reconhecimento daqueles que contribuem para o Ensino Superior Brasileiro. Tal prêmio terá a chancela do CNPq.

Para mais informações, e o Regulamento e Cronograma da comenda clique aqui.

Protocolo de Intenções com a ABDI

Foi assinado o Protocolo de Intenções para firmar o Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o CRUB. O protocolo visa um futuro acordo de cooperação técnica entre as duas Entidades para fomentar a inovação e a as atividades entre a Indústria e Academia.

Lançamento da Revista Educação Brasileira edição especial dos 50 anos

Foi lançada também pelo ex-presidente do CRUB e editor da Revista Educação Brasileira, Prof. Manassés Fonteles, a publicação especial dos 50 anos do CRUB. Essa edição, além dos tradicionais artigos dos reitores e pesquisadores das IES associadas, traz também um artigo especial dos 50 anos do CRUB escrito pelo presidente da Entidade, reitor Dr. Benedito Guimarães, e pela secretária executiva do Conselho, Fernanda Póvoa.

 

Comunicação CRUB
(61) 3349 9010 ou (61) 9.9674-9208