4° Fórum de Reitores do CRUB marca início das comemorações do seu ano Jubilar

5 Forum_jantar_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr Argolo

Dando continuidade as comemorações do cinqüentenário do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), na tarde desta quinta-feira (28), o CRUB realizou na capital federal a sua 4° edição do Fórum de Reitores.

O Fórum tratou da temática voltada ao processo de inovação e desenvolvimento tecnológico, e contou em sua mesa de abertura com as seguintes autoridades: o presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto; o Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP); e representando o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Edward Madureira.

O Presidente iniciou a cerimônia de abertura dando as boas-vindas e parabenizando o empenho de cada reitor e reitora que fez e faz o Conselho de Reitores acontecer, além de saudar as autoridades e representantes de instituições parceiras.

Logo após a solenidade de abertura, foi composta a mesa redonda com a temática: “Fortalecendo o papel da universidade no processo de inovação e desenvolvimento tecnológico regional”. Tal mesa foi mediada pelo conselheiro fiscal do CRUB e presidente da Rede Ilumno, o reitor da Veiga de Almeida, Prof. Eng. Arlindo Cardarett Viana.

6 Forum_jantar_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr ArgoloO reitor Arlindo ressaltou a seriedade e desafio do tema que viria a ser debatido no evento, dizendo da importância das instituições universitárias no processo de inovação no país. Arlindo ainda destacou a relevância das publicações brasileiras no cenário internacional, afirmando que a pesquisa é o caminho para o processo de inovação e desenvolvimento técnico regional.

A mesa redonda teve como debatedores: o Deputado Federal Vitor Lippi, membro do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados; o prof. Paulo Monteiro Viera Braga Barone, conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), e o especialista em Políticas para Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Luiz Gustavo Delmont.

O primeiro a expor suas perspectivas sobre a temática foi o Deputado Vitor Lippi, que apresentou seu estudo sobre as Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: desafios e potencialidades. Já o conselheiro do CNE, Prof. Paulo Barone destacou em sua apresentação os dados do desempenho dos países em relação ao papel desenvolvido pelas universidades no processo de inovação.

Já o especialista do Instituto Euvaldo Lodi, Luiz Delmont, trouxe aos participantes os índices global de inovação e competitividade nesta área, relacionando a temática da evolução das pesquisas brasileiras tanto no campo da Educação e quando da Indústria. Acesse a apresentação em: parte1; parte2; parte3.

O Fórum teve como objetivo principal promover o debate e a troca de experiência sobre o papel da universidade no processo de inovação e desenvolvimento tecnológico entre os especialistas e gestores de ensino superior dos diversos segmentos universitários.

Posteriormente ao 4° Fórum de Reitores, ocorreu no espaço prime da Associação Médica de Brasília (AMBr), um jantar comemorativo ao Jubileu de Ouro do CRUB. Na ocasião os ex-presidentes da Entidade e atual diretoria foram homenageados pelo trabalho desempenhado à frente do Conselho de Reitores.

9 Forum_jantar_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr Argolo

Os ex-presidentes foram agraciados com uma placa de homenagem e agradecimento pelas relevantes colaborações e conquistas alcançadas durante essas décadas pelo Conselho de Reitores.

Em sua fala o presidente do CRUB, reitor Benedito Aguiar agradeceu a todos os ex-dirigentes que passaram pelo comando da

Entidade nestes últimos 50 anos. Foram homenageados com a placa os seguintes ex-presidentes:

10 Forum_jantar_ 50anosCRUB_ Fotos_Jr ArgoloPresidente no mandato entre:

1993-1995 / 1997-2002 – Reitor José Carlos Almeida da Silva (UCSal);
1995 – Reitor Éfrem de Aguiar Maranhão (UFPe);
2002 e 2004 – Reitor Paulo Alcântara Gomes (UCB/RJ);
2006 e 2007 – Reitor Nival Nunes de Almeida (UERJ);
2008 e 2009 – Reitor Gilberto Gonçalves Garcia (USF);
2009 e 2010 – Gilberto Luiz Moraes Selber (Unicastelo);
2011 e 2013 – Reitor Ricardo Motta Miranda (UFRRJ);
2013 e 2015 – Reitor Wolmir Therezio Amado (PUC-GO).

Acesse outras fotos clicando aqui.

Comunicação CRUB/ Fotos: Júnior Argôlo
(61) 3349-9010