Aguiar se reúne com Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação

Comissão de Acompanhamento do PNPG apresentou andamento de seus trabalhos ao presidente da CAPES

Comissão de Acompanhamento do PNPG apresentou andamento de seus trabalhos ao presidente da CAPES

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou do encontro on-line da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, nesta quarta-feira, 21. Na ocasião falou-se sobre os trabalhos da equipe, a conclusão da coleta de dados, o relatório final das atividades executadas e os temas importantes a serem considerados pela nova Comissão para o próximo PNPG.

Ao abrir a sessão, o presidente reforçou que “é fundamental pensarmos a pós-graduação no contexto da inovação, em integração com os vários setores organizados da sociedade”. Para ele, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) “tem que assumir um protagonismo maior no que diz respeito às demandas reais do País”.

Jorge Audy, presidente da Comissão, fez um breve relato dos trabalhos da equipe e, em concordância com o presidente, contou que “a expansão do SNPG e a contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento científico e tecnológico do País são assuntos centrais nas reflexões do grupo”.

O colegiado deliberou sobre o cronograma das atividades da Comissão e acordou que o relatório final com a avaliação, sugestões e recomendações referentes ao decênio 2011-2020 será entregue em maio de 2021.

Ao término da reunião, Benedito Aguiar parabenizou a Comissão por seus trabalhos: “Vocês exercem um papel muito importante aqui na CAPES e o seu trabalho será referência para que possamos pensar a pós-graduação para os próximos 10 anos”.

Comissão PNPG
A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 foi instituída para acompanhar e monitorar a implantação do PNPG, avaliar a execução das ações previstas no Plano e a evolução dos indicadores, conforme projeções definidas. Além disso, cabe a ela formular propostas e recomendações às instâncias competentes da CAPES para o aprimoramento dos processos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e dos programas de fomento voltados ao SNPG.

Legenda da imagem:
Durante o encontro, foram apresentadas atividades executadas pela Comissão e discutidas ações referentes ao PNPG. 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: Divulgação

Fonte: CAPES