Aluno do IMPA ganha Prêmio CAPES de Tese em Matemática

Pesquisador conquistou prêmio tentando desvendar enigma em torno da chamada Hipótese de Riemann

Pesquisador conquistou prêmio tentando desvendar enigma em torno da chamada Hipótese de Riemann

O  matemático Carlos Andrés Chirre foi o vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2020 na área de Matemática, Probabilidade e Estatística. Seu doutorado, concluído em 2019 pelo no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, foi relacionado a um dos mais importantes enigmas da área no mundo: a Hipótese de Riemann, um problema que permanece sem solução desde que foi elaborado, em 1859.

Lançada pelo matemático alemão Georg Bernhard Riemann, a  chamada Hipótese de Riemann é considerada um dos 23 enigmas mais importantes da matemática na atualidade e trata de um padrão na distribuição de números primos. Em seu trabalho, Chirre usou a Análise de Fourier – uma proposta para o entendimento dos diversos fenômenos oscilatórios na natureza. A partir dela, o pesquisador desenvolveu novas ferramentas e melhorou de forma substancial diversas estimativas, algumas delas bastante clássicas, na teoria de Riemann.

Carlos Chirre explica que “um aluno aprende na escola que todo número natural pode ser decomposto como um produto de números primos. Entender sua distribuição é um problema muito importante na matemática e na vida real. As aplicações clássicas desses números estão relacionadas à criptografia e à segurança bancária. De certa forma, essas estimativas criptografam informações sobre os números primos e nos permitem dar um pequeno avanço no estudo da distribuição desses números”.

Sobre a premiação, Chirre, que atualmente faz um pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, disse: “Ganhar um prêmio deste nível gera uma motivação extra para continuar a trabalhar arduamente”. Para ele, foi uma grande alegria e honra. “Eram 14h aqui na Noruega quando recebi o e-mail da CAPES. Lemos junto com minha esposa e foi um grande momento de felicidade. É um reconhecimento por tantos anos de esforço, dedicação e colaboração com meu orientador, Emanuel Carneiro”, finalizou.

Prêmio Capes de Tese 2020
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 1º de outubro o resultado do Prêmio CAPES de Tese Edição 2020, oferecido às melhores teses de doutorado defendidas em 2019. No total, 49 trabalhos foram premiados e outras 94 teses receberam menções honrosas.

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é fruto da parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright, o Instituto Serrapilheira e, mais recentemente, com a Dimensions Sciences (DS), uma Organização Não-Governamental norte-americana que irá condecorar doutoras no Prêmio CAPES de Tese. Esta é a primeira vez que a Coordenação apoia premiação voltada especificamente para o público feminino.

Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Dentre os agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.

Sobre a Dimensions Sciences
Com o lema ‘Inspirando Futuros Cientistas’, a Dimensions Sciences  (DS) é uma organização sem fins lucrativos fundada por Márcia Vasconcellos Fournier, cientista brasileira e ex-bolsista da CAPES, com sede em Washington (EUA), cujo objetivo é preparar cientistas e estudantes oferecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.

Confira o resultado do Prêmio CAPES de Tese. 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fonte: CAPES