ANEC e os desafios da educação católica na atualidade

Realizado a cada dois anos o III Congresso Nacional de Educação Católica a ser realizado de 15 a 18 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, tem como objetivo principal discutir os grandes desafios da educação católica no momento atual da sociedade brasileira. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento contará em sua programação com palestrantes de renome na área da educação.

Dentre eles, o secretário geral da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Pe. Angel; o pedagogo e filósofo, Celso Vasconcellos; o gestor do UNISINOS DESIS Lab, Carlo Franzato; palestrantes e conferencista em Educação no Brasil, César Nunes; reitor da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota e o professor universitário CAMMIA em Antequera (Málaga) e Diretor Acadêmico da OIEC, Ir. Juan Ojeda.

Para o Pe. Angel um Congresso como este prorporciona aos participantes momentos de reflexão conjunta sobre as atividades educacionais desenvolvidas e, este momento, é propricio para analisar a juventude, o social, o desenvolvimento cultural e, além disso, ajuda a visualizar adequadamente quais são os novos desafios da atualidade.

As instituições de ensino católicas, segundo Carlo Franzato, constituem um segmento importante do tecido educacional do país, presentes em toda a extensão territorial. De acordo com ele, momentos de compartilhamento das práticas educacionais e discussão dos rumos do ensino em um Congresso, tornam-se fundamentais para compreender a identidade dessas instituições e, assim consolidar os princípios que fundamentam as propostas delas, além de situa-las na centralidade das ações de formação cidadã inclusiva, de inspiração cristã.

“Um Congresso é sempre um momento de concentração de esforços, uma proposta e uma possibilidade de otimização de energias para um fim comum”, afirma César Nunes. Para ele, este é um momento de revitalizar as esperanças, redimensionar os horizontes, aparar as arestas, reconhecer os erros e contradições e se colocar a marchar, juntos, unidos, esclarecidos, motivados e mais fortes para melhoria da educação.

A programação dessa terceira edição prevê palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres, que poderão ser oferecidos por qualquer profissional de ensino ou estudante.

O Congresso é destinado aos gestores acadêmicos das Instituições de Ensino, gestores administrativos, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, graduação e educação básica.

Mais informações acesse o site do evento no endereço: http://anec.org.br/congresso.

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

A ANEC é uma associação de caráter educacional e cultural, que reúne instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação e ensino em todos os seus níveis, graus e modalidades, sediadas em todo o Brasil, promovendo a formação integral da pessoa humana, segundo o evangelho e a doutrina social da igreja.

Dentre as ações e estratégias da ANEC, está a representação política e de defesa dos interesses das entidades associadas. O diálogo com o Estado, com o Parlamento Federal, buscando influenciar na produção das leis e normas, como é o caso do Plano Nacional de Educação, a revisão da Lei de Diretrizes e Bases, a mudança da Lei de Certificação das Entidades Beneficentes. No executivo, o debate permanente sobre as regras e procedimentos da certificação, o PROUNI e o FIES.

Serviço:

O que: III Congresso Nacional de Educação Católica
Quando: 15 a 18 de julho de 2015
Onde: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
Inscrições Online: http://anec.org.br/congresso/inscricoes/
Departamento de Comunicação: comunicacao@anec.org.br / (61) 3533-5055/5059
Luciene Lopes  – Gerente de Comunicação / Telma Martes – Jornalista / Tereza Brasil – Jornalista

 

Fonte: Comunicação da ANEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010