Aplicativo abre oportunidade de trabalho para ex-bolsistas

Talentos CAPES apresentará às empresas cadastro de informações com a formação e os contatos de pesquisadores

Ex-bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com formação plena no exterior terão maiores chances de retornar ao Brasil com o novo aplicativo da Fundação, o Talentos CAPES. A ferramenta criará um cadastro de informações com a formação e os contatos dos pesquisadores, que poderá ser consultado pelos interessados, com o objetivo de aumentar as oportunidades de inserção.

A estratégia com o aplicativo é apresentar às empresas um conjunto de dados a respeito do trabalho desenvolvido no exterior. O cadastro é feito pelo próprio ex-bolsista que edita seu perfil acadêmico e profissional, assim como os contatos, a qualquer momento. É uma forma de manter suas informações atualizadas, aumentando as chances de conseguir empregos no Brasil.

O app amplia as conexões e relacionamentos acadêmicos e profissionais de ex-bolsistas de mestrado e doutorado pleno financiados pela CAPES. A plataforma permite a pesquisa por título, área, palavra-chave e país, além de possibilitar a publicação do link de acesso ao currículo Lattes e ao Orcid.

Para empresas, organizações e comunidade acadêmica a ferramenta facilita a busca de candidatos de acordo com as vagas e perfis. Professores-visitantes, por sua vez, podem ter mais visibilidade para serem contratados por instituições de ensino e pesquisa privadas.

A plataforma é, ainda, um caminho para alinhar parcerias e cooperações com outros países. Isto facilita a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa que estejam em sua fase inicial, além de colaborar para o preenchimento das bolsas em editais da CAPES do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

O aplicativo já está disponível na Play Store, para equipamentos com sistema Android, e em versão web. Em breve, estará na App Store (iOS).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: CAPES

Fonte: CAPES