Associadas ao CRUB aprovam moção em defesa da autonomia universitária

Os conselhos universitários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), essas associadas ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), e Universidade de São Paulo (USP), aprovaram uma moção de apoio à autonomia de gestão administrativa e financeira das universidades estaduais públicas paulistas nesta quinta-feira (15), durante reunião extraordinária das três instituições.

Três décadas após a publicação do decreto governamental que instituiu a autonomia universitária, em fevereiro de 1989, os conselheiros se reuniram na capital paulista, no campus da USP da Cidade Universitária, para discutir a importância de uma gestão autônoma e a necessidade de aperfeiçoamento do sistema universitário estadual paulista.

Foi a primeira vez na história que os três conselhos universitários participaram de uma reunião conjunta, que contou com a presença de 195 conselheiros das três instituições no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. A moção foi aprovada por ampla maioria de 192 votos favoráveis e 3 abstenções. Em separado, a USP contabilizou 77 votos favoráveis e 3 abstenções; a Unesp teve 59 votos favoráveis e a Unicamp, 56.

Presidido pelo reitor da Unicamp, Prof. Marcelo Knobel – vice-presidente do CRUB, e atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) –, o conselho extraordinário também teve a presença dos reitores Sandro Valentini (Unesp) e Vahan Agopyan (USP).

Fizeram uso da palavra docentes representantes dos conselhos das três universidades, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto (USP), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) e José Alexandre de Jesus Perinotto (Unesp), além do professor Wagner Romão, presidente da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), representando o Fórum das Seis.

Após a reunião, aconteceu no mesmo local o evento “Autonomia de Gestão Financeira – 30 anos”, resgatando as iniciativas históricas e as mobilizações que culminaram nesse modelo inédito. A programação contou com debates sobre o atual cenário e balanços sobre as conquistas acadêmicas e administrativas ao longo de 30 anos de vigência.

Leia aqui na íntegra, a Moção aprovada.

Fonte: Unicamp Notícias – Foto: Antonio Scarpinetti

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010