Biografias financiadas pela CAPES serão disponibilizadas gratuitamente

Os livros produzidos no âmbito dos projetos aprovados pelo programa Memórias Brasileiras: Biografias, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a compreensão da história do Brasil republicano, serão disponibilizados gratuitamente, em formato de eletrônico.

A chamada pública, cujo resultado foi divulgado em janeiro de 2017, escolheu 11 pesquisas científicas que resultaram em biografias, individuais ou coletivas ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos. Entre os selecionados, estão trabalhos sobre a escravidão e abolição, como “Afrodescendentes na Região Sul: Biografias Associativas e Familiares”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e “Personagens do Pós-Abolição: Trajetórias, e Sentidos de Liberdade no Brasil Republicano”, capitaneado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O tema da saúde também está presente em dois projetos aprovados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): “Projeto Memória da Reforma Psiquiátrica no Brasil” e “Uma vida pela Educação e pela Saúde: A trajetória de Virgínia Schall na Construção da Educação em Saúde e Saúde Coletiva”. O programa também contemplou trabalhos de arte e cultura, como “Retratos de Camafeu: Biografias de Escritoras Sul-Rio Grandenses”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e “O Papel e o Legado de Helenita Sá Earp na Dança Brasileira”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conheça os outros projetos aprovados.

Publicidade das obras

A mudança no regime de publicidade das obras foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 12. O que estava previsto anteriormente é que apenas a primeira tiragem, composta por 100 exemplares, seria entregue à CAPES para distribuição. Agora, a publicação deve ser de acesso gratuito, em sítio a ser definido conforme critérios do pesquisador.

O edital Memórias Brasileiras: Biografias não aceitou propostas de biografias individuais de pessoas vivas e contemplou todas as áreas do conhecimento. As propostas foram apresentadas em duas modalidades — projetos de até R$ 100 mil, na faixa 1, e de até R$ 200 mil, na faixa 2. Para as duas faixas, foram concedidas bolsas nas modalidades de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital para aquisição de material bibliográfico.

Fonte: CCS/CAPES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010