Presidente da Capes apresenta mudanças no sistema de Avaliação ao CNE

A reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) ocorrida na última quarta-feira, (7), teve a participação de Anderson Correia e Sônia Báo, presidente e diretora de Avaliação da CAPES, respectivamente. Na ocasião foi apresentada uma análise da pós-graduação brasileira e as mudanças no sistema de Avaliação.

Em sua palestra, Correia explicou aos conselheiros as medidas já em execução e deu detalhes sobre as que estão em andamento para a melhoria do sistema. Mudanças na ficha de avaliação, o Qualis Referência e a transformação da Avaliação em multidimensional foram assuntos da pauta.

A transformação do sistema em multidimensional permitirá avaliar os pontos de destaque em cada Programa de Pós-Graduação (PPG), como internacionalização, colaboração com a indústria, impacto social e relevância das pesquisas. “Precisamos simplificar os processos e priorizar áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional”, afirmou o presidente.

As mudanças no Sistema de Avaliação são feitas pela Diretoria de Avaliação e pelo o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. Foram criados Grupos de Trabalho (GTs) que já concluíram a análise de autoavaliação, classificação de livros, Qualis Técnico/Tecnológico e Qualis Artístico Cultural e Classificação de Eventos. Até o fim do ano devem concluir os estudos sobre internacionalização, impacto e relevância econômica e social, além de inovação e transferência de conhecimento.

Ainda em agosto inicia-se o Seminário de Meio Termo na CAPES. Nele, as 49 áreas de avaliação farão uma análise da evolução de cada PPG em relação à Avaliação passada. O seminário é realizado dois anos depois da Avaliação Quadrienal e serve de orientação para cada programa.

Fonte: CCS/CAPES – Foto: Haydée Vieira/CCS CAPES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010