CAPES formaliza apoio aos Centros de Desenvolvimento Regional

Em audiência no Senado nesta quarta-feira, 4, Anderson Correia, presidente da CAPES, oficializou o apoio ao Programa Centros de Desenvolvimento Regional (CDR), que engloba diferentes estratégias e projetos inovadores para potencializar as economias locais. A CAPES se comprometeu a destinar 30 bolsas de mestrado a cursos que contribuem com pesquisas voltadas ao crescimento econômico dessas regiões.

Em fase de implementação, a iniciativa contempla quatro projetos-pilotos, no Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo. No Distrito Federal, serão 29 projetos envolvendo também o entorno de Brasília. Na Paraíba, o CDR abrangerá os municípios da região de Campina Grande, com sete iniciativas. Outras oito ações ocorreram nas cidades da Campanha Gaúcha, além de nove no sudoeste paulista.

Os CDRs pretendem estimular o desenvolvimento local com base no conhecimento produzido por diferentes instituições, sejam de ensino, pesquisa, tecnologia ou inovação. A ideia é investir em projetos como, por exemplo, irrigação, produção de óleo vegetal, grãos, gastronomia e atividades culturais, agregando valor à produção e explorando as riquezas de cada região.

Outra medida de apoio é uma mudança na avaliação dos programas de pós-graduação feita pela Fundação, que irá valorizar o desenvolvimento regional e a transferência de conhecimento das instituições de ensino ao setor produtivo. “Estamos 100% aderidos a essa brilhante iniciativa, pois um dos papéis da CAPES é ajudar na redução das assimetrias regionais”, argumentou Anderson Correia.

A audiência foi promovida pelo senador Izalci Lucas e teve a participação de representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de outros parlamentares. “O sucesso desse programa está na integração de diferentes instituições”, afirmou o senador.

Fonte: CAPES