Cláudia Queda de Toledo assume a presidência da CAPES

Cláudia Mansani Queda de Toledo assumiu nesta quinta-feira, 15, a presidência da CAPES. A nova titular da Fundação é professora da área do Direito e deixa a reitoria, cargo que ocupava desde 2017,  do Centro Universitário de Bauru, localizado  no interior do estado de São Paulo e também conhecido por Instituição Toledo de Ensino (ITE).

Graduada em Direito pela ITE, Cláudia Toledo é mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 2008 e doutora em Direito Constitucional pelo ITE na linha de pesquisa Sistema Constitucional de Garantia de Direitos, título recebido em 2012. Leciona nas áreas de Direito Constitucional, com ênfase em Direito à Educação, Direitos Humanos, Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior.

A nova presidente da CAPES também é especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Paraná e é autora dos livros Educação: uma nova perspectiva para o Estado Democrático de Direito Ensino Jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito. Veja aqui no Currículo Lattes mais informações sobre o seu trabalho.

Cláudia Queda de Toledo será a quarta mulher a presidir a CAPES. As outras três foram Susana Gonçalves, de 1964 a 1966, Eunice Ribeiro Durham, em 1992, e Maria Andréa Loyola, de 1992 a 1994. Ela é a primeira presidente da Fundação formada na área jurídica.

Ao assumir o cargo, a nova presidente publicou uma carta de intenções de sua gestão à frente da CAPES. Com dez pontos, o documento é um compromisso público com a comunidade acadêmica e científica.

 Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES