CNPq lança nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado

Abertura de submissão de propostas começa dia 18 de março. A Chamada visa dar continuidade à transição do antigo modelo de quotas para o novo modelo por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos pelos Programas de Pós-Graduação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou nesta quarta-feira, 10, no seu portal, a Chamada CNPq n° 02/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021.
Com abertura de submissão de propostas na data de 18 de março, a Chamada visa dar continuidade à transição do antigo modelo de quotas de bolsas de mestrado e de doutorado para o novo modelo de concessão por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Essa transição foi iniciada em 2020, com o lançamento da Chamada CNPq nº 25/2020, cujo resultado final foi divulgado em janeiro deste ano.
Nesse sentido, a Chamada CNPq nº 02/2021 concederá bolsas de mestrado e de doutorado no País aos PPGs que possuem bolsas do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre:
– 01 de janeiro a 30 de junho de 2021: 1º Semestre/2021 e
– 01 de julho a 31 de dezembro de 2021: 2º Semestre/2021.
Assim, somente PPGs com quotas de mestrado e de doutorado vencendo em 2021 poderão participar dessa seleção.
A Chamada CNPq nº 02/2021 mantém as linhas gerais da Chamada CNPq nº 25/2020. Os critérios de transição e os percentuais de manutenção são os mesmos aplicados na Chamada anterior.
O PPG com proposta(s) para bolsa(s) de mestrado e/ou de doutorado reconhecida(s) quanto ao mérito técnico-científico na Chamada CNPq Nº 25/2020, tendo recebido bolsa(s) ou não, e que tenha interesse em participar desta Chamada, é dispensado do envio de nova proposta à Chamada CNPq nº 02/2021.

 Clique aqui e acesse o texto completo da Chamada CNPq nº 02/2021 – Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021.

Fonte e imagem: CNPq