Congresso reúne presenças internacionais no Unilasalle em Canoas

congresso unilasalle 2

                                                                                                                                                                                  Fotos: Divulgação/Unilasalle

Inovação na educação. Este foi o tema que abriu o 3° Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária. O evento internacional sediado pelo Unilsalle Canoas ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro.  Fizeram parte da mesa de abertura o Reitor do Unilasalle e Presidente do Congresso, Prof. Paulo Fossatti, fsc, o Vice-Reitor e diretor do Programa de Investigação e Pesquisa sobre Governança Universitária da Universidad de Los Lagos, Prof. Dr. Francisco Ganga Contreras, e o Reitor do Centro Universitário Univates e representante do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Prof. Ney Lazzari, que abriu as falas e destacou o debate no âmbito das Instituições de Ensino Superior Comunitárias que atende a quase 200 mil alunos em todo Brasil.

O Prof. Dr. Francisco Contreras, no contexto tecnológico dos dias de hoje, estabeleceu a sigla IPOC para definir pontos estratégicos na governança de universidades: I de investigação, P de pessoas, O de estruturas organizacionais e C de conhecimento. O Reitor do Unilasalle, por sua vez, deu as boas-vindas aos participantes e destacou os cuidados com as pessoas quando o assunto é governança: “Se quisermos ir adiante, devemos ter cuidados com as pessoas, com os gestores. E sobre isso nós teremos, neste congresso, belos trabalhos apresentados de várias partes do mundo referentes ao eixo 1 do congresso”.

Após a mesa de abertura, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy, realizou a primeira conferência do Congresso que tratou do tema Inovação na Educação: entre a tradição e a renovação. Entre tantas questões, o Prof. Audy destacou em sua fala a questão dos valores de uma Instituição de Ensino e como a Inovação deve ser encarada como agregadora e nunca substituta daquilo que é a essência da Instituição. “Ser empreendedora não significa deixar o ensino de lado. Essa é uma característica acumulativa. Devemos sempre expandir e não substituir”.

Audy também frizou o papel das comunitárias que devem expandir o foco da formação, agregando à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade. “O importante é que a universidade se comprometa a envolver-se com a sociedade e servi-la”, ressaltou. E para finalizar, o conferencista destacou a necessidade de investir nas pessoas que constituem uma Instituição: “A universidade é o conjunto de sua comunidade acadêmica”.

congresso unilasalle 1O CRUB foi representado no evento pelo reitor Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás), ex-presidente do Conselho de Reitores e atual membro do conselho deliberativo da Entidade. O reitor compartilhou sua experiência à frente da PUC Goiás, relacionando o modo de governar com o cenário histórico e social do momento. Segundo ele, a “teia complexa de relações e interesses” que é a universidade, só pode alcançar a excelência se esta for um hábito e se houver sustentabilidade financeira. “Não há governança universitária que sobreviva sem saúde financeira”, finalizou Therezio.

O Congresso Ibero-Americano sobre Governança Universitária nos três dias de evento contou com conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos e simpósios satélites. Entre os congressistas e inscritos estiveram presentes participantes de várias instituições de ensino de todo o Brasil, do México, Argentina, Bélgica, Chile e Espanha. As atividades e os trabalhos apresentados foram divididos em três eixos temáticos: 1- Governança Universitária e Gestão de Pessoas nas Universidades; 2- Gestão Universitária na atualidade: relação entre Universidade, empresa, governo e sociedade; 3- Formação Pré-Universitária: Interação entre Universidade, Ensino Médio e Ensino Fundamental.

O 3° Congresso foi realizado pelo Unilasalle Canoas em parceria com a Universidad de Los Lagos e contou com o apoio do CRUB, ABRUC, ANEC, COMUNG e INPEAU. Com o patrocínio da TechDec, Fundaplub e GVDasa.

Com informações do Unilasalle Canoas

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010