CRUB adere a Campanha Novembro Azul

face azulPelo segundo ano consecutivo o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), aderiu à campanha de conscientização do câncer de próstata Novembro Azul, com isso a página do facebook da Entidade ganhou uma cor especial nesta terça-feira (3), em referência ao movimento. A iniciativa visa conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Na oportunidade também divulgaremos no site e na rede social do CRUB as ações das Instituições de Ensino filiadas, em prol dessa campanha tão importante para a prevenção e combate ao câncer de próstata, anualmente, são cerca de 69 mil diagnósticos da doença.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas – O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico – A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco – A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção – Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Saiba mais sobre a campanha Novembro Azul acessando o Portal do Instituto Lado a Lado pela Vida. (Clique na imagem para visitar o portal)

Campanha alerta para prevenção do câncer de próstata. Foto: Reprodução/Portal lado a lado

Campanha alerta para prevenção do câncer de próstata. 
Foto: Reprodução/Portal lado a lado

Com informações do Instituto Lado a Lado Pela Vida

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010