CRUB assina termo de cooperação do Criança Feliz entre o MDS e MEC

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou nesta segunda-feira (28) da Cerimônia de assinatura do termo de cooperação do Programa Criança Feliz. A parceria ocorre entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério da Educação (MEC), o CRUB; e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup). Por meio do estímulo a atividades de extensão acadêmica relacionadas à primeira infância, que é o tema de tal acordo.

O objetivo da cooperação é estimular estudos e pesquisas acerca do desenvolvimento infantil, visando a inclusão do tema em projetos pedagógicos e atividades de extensão nas instituições parceiras.

A cerimônia contou com a presença do presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto; da vice-presidente da Anup, Profª. Elizabeth Guedes; da primeira-dama, senhora Marcela Temer; do ministro da Educação, Mendonça Filho; do ministro do Desenvolvimento Social; Osmar Terra e do presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, senador José Medeiros (PSD/MT).

Em sua fala o presidente do CRUB, parabenizou a senhora Marcela Temer madrinha do Programa, pelas ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Criança Feliz. O presidente relatou sobre a satisfação do CRUB em estar presente neste momento, e pela importância que o programa tem para o País. “Cuidar das nossas crianças de fato é uma das nossas grandes responsabilidades. Como serão as gerações futuras se elas não forem educadas adequadamente, como é que serão formadas as novas lideranças se não investirmos na formação da criança, a partir da educação e programas dessa natureza”, ressaltou.

O reitor Dr. Benedito Guimarães pontuou ainda em seu discurso, a disponibilidade do Conselho de Reitores e as IES que o compõe em participarem e contribuírem com o Programa, através de atividades complementares e atividades de estágios dos alunos, e também por meio de componentes curriculares introduzidos nos currículos, sobretudo de formação de professores da educação infantil. “Que juntos possamos fazer a diferença ou contribuir para que seja feita a diferença”, finalizou.

Embaixadora do Criança Feliz, a primeira-dama Marcela Temer, participou da assinatura do Acordo. Ela destacou a importância de impulsionar o Programa e lembrou o simbolismo da data. “Por uma feliz coincidência, hoje celebramos o dia do voluntariado. Sou uma voluntária do programa Criança Feliz e acredito que o investimento em cada criança brasileira, logo nos primeiros anos de vida, pode trazer resultados surpreendentes”, falou.

Sobre o Criança Feliz

O Programa Criança Feliz foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016 e tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância, e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.

O programa promove ações nas áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos junto às crianças de casas beneficiadas pelo Bolsa Família. Durante visitas domiciliares, os pais são orientados sobre maneiras adequadas de estimular o desenvolvimento de seus filhos.

O Criança Feliz colabora no exercício da parentalidade, que fortalece o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância, além de estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) coordena o Programa, que tem por embaixadora a primeira-dama, Marcela Temer.

Acesse aqui a cartilha do Programa Criança Feliz.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010