Crub debate Ead em Audiência Pública na Comissão de Educação

Representando o Reitor Waldemiro Gremski, Presidente do Crub, o vice-reitor da PUC Paraná, Prof. Vidal Martins, participou nesta segunda-feira, 23/08, da audiência pública que debateu o tema: “Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior”.

O debate foi conduzido pela Deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e contou com a participação do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, do membro do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), Luiz Roberto Curi, da presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Elizabeth Guedes, do Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Celso Niskier e do Diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Diego Carlos.

O Vice Reitor Vidal Martins demonstrou preocupação com a qualidade da EaD, apresentando quatro fatores importantes para a construção de uma educação mediada pelas tecnologias de alta qualidade: a ruptura com o paradigma do ensino instrucional/conteudista; o engajamento (cognitivo, afetivo e comportamental) dos estudantes; a criação de comunidades de interação do processo ensino e aprendizagem; e o uso de estratégias de mediação tecnológica. Apontou a necessidade de superação do conceito de “modalidade”, que supõe uma dicotomia entre os modelos presencial e não presencial, e a urgência de investimento na formação docente para desenvolver competências digitais e em incentivos em tecnologias educacionais.

#crub #ead #comissaoeducacao #pucpr