CRUB participa de audiência com novo titular do MEC

Nesta quarta-feira (17), o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, recebeu o CRUB em audiência para dialogar sobre os desafios e propostas de melhoria da educação no Brasil. Na ocasião, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) foi representado pelo seu presidente, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, que participou acompanhado do líder político Leonardo Quintão (MDB/MG), organizador do encontro.

Pela comitiva do CRUB, além do presidente, estavam presentes o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, vice-presidente do CRUB, e o reitor Paulo Fossatti, membro do Conselho Deliberativo da Entidade. O evento contou ainda com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, do secretário executivo do CRUB, prof. Afranio Gonçalves Castro, e do secretário executivo da ANEC, James Pinheiro.

Na oportunidade o presidente do CRUB, entregou ao ministro o documento já encaminhado anteriormente ao ministério, apresentando as principais preocupações do setor com destaque em sua explanação para as seguintes: a) monitoramento permanente do PNE; b) revisão dos propósitos do ENADE a fim de corrigir o protagonismo que ele adquiriu na avaliação das IES; c) resgatar o princípio da autonomia frente a ingerência dos Conselhos de Classe na regulação do ensino superior; d) promover a revisão da Resolução CNE 01/2018 que permitiu a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu por entidades que não são Instituições de Ensino Superior; e) Valorização da carreira docente por meio do fomento governamental para os cursos de licenciatura que, em muitos, casos, estão em processo de extinção.

O presidente do CRUB, além de apresentar as propostas do Conselho, colocou a entidade à disposição do MEC para manter o diálogo permanente com o ministério.

Em sua fala, o líder Leonardo Quintão salientou que o CRUB é uma singular ferramenta para a construção de propostas consensuais para o setor, o que o qualifica como incontornável colaborador com as agendas de trabalho da pasta.

Por sua vez, o ministro Abraham Weintraub demonstrou abertura às demandas apresentadas pelos reitores, frisando sua intenção de analisar cada ponto do documento entregue, por entender que o mesmo é um bom roteiro e ponto de partida para as ações ministeriais. No final, Weintraub relembrou aos presentes seu discurso de posse no qual afirmou que o MEC está vivendo um período de pacificação e exercício da mútua tolerância, respeitadas as leis vigentes. E que neste sentido, o CRUB também tem uma importante contribuição para dar ao processo.

Fotos: Luis Fortes/MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010