CRUB participa de congresso da ABED

Ziemer evento ABED

O Conselho de Reitores esteve presente entre os dias 25 e 29 de outubro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).

O CRUB participou da mesa redonda que  discutiu o “Registro profissional de diplomados em Serviço Social EAD – impasses e alternativas diante da legislação de ensino e das resoluções do CFESS”. Na ocasião o conselheiro do CRUB, reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Prof. Marcos Fernando Ziemer, representou a Entidade nos trabalhos da mesa de debate.

O evento recebeu educadores, especialistas, pesquisadores e dirigentes de organizações educacionais que discutiram a educação a distância no Brasil e a inovação desse modelo de ensino.

Ensino EAD no Brasil

Na era da tecnologia, os cursos a distância permitem ao estudante se formar sem sair da cidade onde vive ou até mesmo conciliar o trabalho com os horários das aulas, abrindo a oportunidade para a aprendizagem, através de uma educação flexível. “O material didático assume um papel de destaque neste cenário uma vez que é mais fácil produzir um material que efetivamente ensine o aluno do que tentar que a tutoria faça as vezes de professor em sala de aula”, ressalta Norton Moreira, CEO da FabriCO.

Ao longo do ano passado, 2,5 milhões de brasileiros fizeram cursos a distância, de acordo com dados do anuário da ABED. Esse número inclui estudantes ligados a universidades e outras instituições de ensino ou que mantenham projetos com abrangência nacional. Considerando-se apenas o ensino curricular, do fundamental à pós-graduação, o número de matrículas realizadas no ano passado foi de aproximadamente 973 mil, quase o dobro em relação às 575 mil do ano anterior e quase nove vezes mais que as 120 mil registradas cinco anos atrás.

Vários fatores têm impulsionado o aumento de matrículas em EAD no Brasil, estando entre os mais importantes a inclusão digital e as facilidades do uso da internet. Outros atrativos como a flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são fatores que tem atraído milhares de estudantes para esta modalidade de ensino.

Os programas do Governo Federal que incentivam o ingresso às universidades  também tem colocado a educação a distância como uma possibilidade, já que o Programa Universidade para Todos (ProUni) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos na modalidade EAD. O reconhecimento dos cursos pelo MEC, que classificam o diploma do presencial e do EAD com o mesmo peso, tem favorecido o ingresso de alunos na modalidade.

Sobre a ABED 

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) foi criada em 1995 por educadores com interesse neste modelo de ensino a distância, além da aplicação de novas tecnologias no aprendizado. Dentre seus objetivos desta sociedade científica sem fins lucrativos está estimular a criatividade e a inovação na EaD.

Com informações da Fábrica de Comunicação

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010