CRUB participa de Seminário Internacional na Câmara dos Deputados

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, participou nesta quarta-feira (18) do “Seminário Internacional Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas”, organizado pelo CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, o evento ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente participou da mesa de Diálogo entre Parlamento e IES, sob a coordenação do Deputado Vitor Lippi (PSDB/SP).

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Em sua fala, o reitor ressaltou a importância de tal debate para o desenvolvimento da pesquisa e inovação no País. “Não podemos pensar em pesquisa e inovação sem investimentos em Educação”, enfatizou o Presidente do CRUB.

O reitor ainda falou da importância da implementação de políticas de Estado, desde o ensino básico, voltado para a pesquisa e inovação, ao tempo em que colocou o CRUB à disposição para que, juntos, enfrentem os desafios da pesquisa e inovação no Brasil.

O presidente destacou também o grande desafio que o Brasil tem pela frente. “Em um país que temos descontinuidade de projetos, temos que investir em diálogo como esse que ocorre agora, é preciso unir forças entre o parlamento e as IES”, finalizou.

O seminário contou com a participação de parlamentares, representantes do setor, além de contar com a presença do MEC e MCTI, com o objetivo de debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas Universidades, capazes de articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade.

A mesa de diálogo que o CRUB participou contou também com as presenças do secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Gustavo Balduino; da presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), Francilene Garcia; do representante da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Fábio Edir dos Santos Costa; do presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), Joviles Vitório Trevisol; do presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), reitor José Carlos Carles; do diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Mariano Laplane; do assessor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Bruno Coimbra; e da presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Maria Zaira Turchi.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010