CRUB recebe em sua sede o 2º Congresso de Políticas Públicas para o ensino superior

Fotos: Carlos Guilherme/Comunicação ANEC 

Em 2017 o SEMESP publicou o documento “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro”, em parceria com diversos especialistas do setor que colaboraram com a análise, discussão e desenvolvimento de um diagnóstico e referenciais sobre os temas: Governança, Regulação e Supervisão, Avaliação e Qualidade, Financiamento, Pós-Graduação e Pesquisa, Inovação Acadêmica, Tecnologia e Educação Digital (EAD), Formação de Professores, Relação com outros setores, Internacionalização e Formação de Redes de Cooperação.

O documento, que foi apresentado para as IES brasileiras e no Congresso Nacional, tornou-se referência para a colaboração voltada para construção de políticas públicas eficazes e de qualidade no país.

Com base nos referenciais acima, combinado com o cenário eleitoral no país, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), juntamente com o SEMESP e importantes Associações dos Segmentos do ensino superior, realizaram, no último dia 7 de março, na sede do CRUB, em Brasília, o 2º Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior.

O objetivo do encontro foi de dialogar e propor um aprofundamento do documento de “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro”, que servirá de subsídio democrático para o diálogo com o governo e a sociedade, no que diz respeito às expectativas e avaliações dos segmentos representativos na Educação Superior brasileira.

Para o presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, evento como esses são de extrema importância para um aprimoramento dos debates no país acerca das políticas públicas para Educação. Já o diretor de inovação e redes do SEMESP, Fábio Reis, afirmou que é preciso propor políticas públicas para que nosso país avance e cresça.

O evento contou com 4 conferências de abertura sendo, a primeira sobre o Panorama geral e políticas para internacionalização, que teve como expositora a Deputada Federal de Portugal, Profa. Margarida Mano, ex-reitora da Universidade de Coimbra e autora de livro sobre a temática abordada em seu painel. O professor Sérgio Fiuza, vice-reitor do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e membro do GT de Política Pública do SEMESP, falou aos presentes sobre a temática da avaliação, regulação e qualidade. Já o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), prof. Vidal Martins abordou sobre a Educação 4.0, inovação, pós-graduação e EAD. Por fim o consultor sênior de política educacional, prof. Cândido Alberto, tratou sobre o Financiamento e formação de professores.

O congresso contou também com grupos temáticos sobre: Avaliação, qualidade e formação de professores, Educação 4.0 e Financiamento.

O evento foi uma promoção conjunta do CRUB, ABIEE, ABRUC, ACAFE, ANEC, ANUP, COMUNG e SEMESP.

Com informações da Convergência Comunicação Estratégica

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010