Diretoria do CRUB se reúne com o Ministro da Educação

audiencia mec_foto isabelle araujo MEC (3)

                                                                                                                                               Fotos: Isabelle Araújo/MEC

Cerca de 15 dirigentes dos diversos segmentos universitários se reuniram nesta terça-feira (14), com o novo Ministro da Educação, Mendonça Filho. A reunião ocorreu no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com o objetivo de apresentar o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e as instituições que fazem parte desta Entidade, bem como colocar este Colegiado a disposição do MEC.

Na ocasião o Ministro da Educação, apresentou uma parte da sua nova equipe e explicitou os desafios que o MEC ainda possui, enfatizando que em sua gestão o Ministério da Educação será o Ministério do diálogo, de uma conversa franca, aberta, direta, responsável, equilibrada para celebrar compromissos duradouros, transparentes e republicanos.

Segundo Mendonça, o grande desafio do MEC é fortalecer o Ensino Superior colocando em prática as metas apresentadas no Plano Nacional de Educação (PNE). “É preciso investir fortemente no Ensino Superior, e esse investimento necessita de uma mobilização que envolva diretamente todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil”, enfatizou.

Em seguida o presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM), apresentou ao Ministro um documento preparado pelo Conselho de Reitores listando os principais desafios que precisam ser superados para que se conforme um real Sistema Nacional de Educação Superior, refletindo assim todo o potencial do Brasil no que tange a esse tema.

Além de apontarem um conjunto de temas que vem sendo debatidos e trabalhados com os reitores associados ao CRUB e com as Entidades dos Segmentos, dentre eles foram destacados: avaliação; pesquisa, inovação e pós-graduação; gestão e autonomia universitária; políticas de acesso e permanência, e financiamento da educação superior (PROUNI, FIES, PROIES etc); formação de professores; internacionalização; educação cidadã; EAD; especialização Lato Sensu; dentre outros importantes temas do setor.

O presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães aproveitou para reiterar a preocupação do CRUB com vários pontos relacionados à Educação Superior que afligem a sociedade brasileira. Dentre eles, o reitor destacou a preocupação da questão do Sistema de avaliação, e o protagonismo que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) assumiu no processo de avaliação dos cursos de graduação do país.

“Nós não somos contra o Enade, mas somos contra a forma como o Enade está inserido hoje no processo de avaliação da Educação Superior”, destacou o Presidente.

audiencia mec_foto isabelle araujo MEC (1)

Além do Ministro e o presidente do CRUB estiveram presentes na audiência: o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone; o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Maurício Romão; o Deputado Federal Leonardo Quintão (PMDB/MG); os reitores membros da diretoria do CRUB, Pe. Josafá Carlos de Siqueira (PUC Rio); Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás); Arody Cordeiro Herdy (Unigranrio); Marcos Fernando Ziemer (ULBRA); Jouberto Uchôa de Mendonça (UNIT); representando o reitor da Universidade Veiga de Almeida, Prof. Arlindo Viana, a Profª. Maria Beatriz Balena, reitora em exercício da UVA RJ.

Representando as Associações dos Segmentos estiveram presentes: a vice-presidente da ANDIFES, reitora Angela Maria Paiva da Cruz (UFRN); a vice-presidente da ANUP, Profª. Elizabeth Guedes; o segundo secretário da ABRUC, reitor Carlos Hassel – Reitor (UniEvangelica); o vice-presidente da ABIEE, reitor Euler Pereira Bahia (UNASP); o Diretor Presidente da ANEC, reitor Ir. Paulo Fossati (Unilasalle/Canoas); o presidente da ACAFE, reitor Sebastião Slésio Herdt (Unisul).

Acesse aqui o álbum de fotos do flickr da ASCOM do MEC. 

 
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010