Em entrevista à UnBTV, ex-ministro Renato Janine Ribeiro diz que a ciência precisa conquistar a opinião pública

O presidente eleito da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, concedeu uma entrevista para a UnBTV na qual afirma que a ciência precisa conquistar a opinião pública. Segundo ele, essa é uma estratégia que deve ser realizada através do diálogo com a sociedade, inclusive como forma de recomposição dos investimentos na área.

De acordo com o filósofo, a ciência integra um círculo virtuoso que compreende, também, investimentos e resultados na educação, na cultura, saúde, meio ambiente e na inclusão social. “Quando a gente liga todos esses elementos mais a tecnologia, a gente tem êxito, inclusive, salvando vidas e melhorando a economia”, declara.

O ENTREVISTADO – O professor Renato Janine é pesquisador da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Ele foi eleito com 63% dos votos para a presidência da SBPC, com mandato de dois anos. A posse acontece no dia 23 de julho, durante a 73ª Reunião Anual da SBPC, que acontece entre os dias 18 e 24 de julho, evento on-line organizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O PROGRAMA – O UnBTV Entrevista é um programa semanal da emissora de televisão da Universidade de Brasília, que sempre apresenta temas políticos e acadêmicos contemporâneos debatidos por profissionais e intelectuais engajados na área. Assista a seguir a entrevista completa, publicada nesta quinta-feira (15), no canal da UnBTV no Youtube.

Fonte: Universidade de Brasília