Em época de pandemia, Fafire adapta-se à nova realidade

Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire)

Faculdade se mantém conectada para dar continuidade às atividades acadêmicas e administrativas

Com 79 anos de atuação no mercado, a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) investe na formação de profissionais competentes, capazes de atuar em suas áreas com ética e humanidade. Em um momento de grande preocupação, quando o mundo busca soluções para a pandemia da Covid-19 (Coronavírus), com ações de contingenciamento, a Fafire faz questão de alertar a sociedade para que fique em casa e proteja sua família, seguindo as recomendações dos profissionais de saúde.

Durante o período de afastamento social, a faculdade se adaptou a uma nova realidade e se mantém conectada com alunos, professores, funcionários e gestores, estando à distância, mas não distante, dando prosseguimento às atividades acadêmicas e administrativas.

Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco, pelo Great Place to Work (GPTW), a Fafire se preocupa com a saúde e integridade daqueles que fazem a Instituição. Com isso, os serviços relacionados ao setor financeiro, secretaria acadêmica, biblioteca e TI são realizados, de maneira remota, tendo à disposição dos alunos todo o seu corpo de colaboradores.
Ainda durante esse período, com intuito de zelar pela qualidade de vida da sua comunidade acadêmica, uma equipe formada por profissionais da Clínica Psicológica da faculdade está disponível para atender, remotamente, alunos, professores e funcionários da Instituição.

Ciente da importância do afastamento social e da imprevisibilidade do contexto que envolve a saúde mundial, a Fafire adotou o esquema de aulas remotas, de modo a não prejudicar a continuidade do semestre letivo. De acordo com a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação (MEC) autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, não sendo consideradas estas aulas como as do modelo EAD, e sim remotas, já que os professores estão presentes, on-line, nos dias e horários das aulas presenciais.

Dentro dessa perspectiva, o trabalho conjunto de gestores, professores e funcionários, resultou em um plano especial para a continuidade das atividades acadêmicas, durante o período de contingência da Covid-19. A partir daí, os professores desenvolveram métodos específicos, adequados ao novo formato, mantendo a carga horária e os conteúdos já programados.

Assim, o aluno assiste às aulas e realiza todas as atividades de casa, em contato direto com professores e colegas. Para dar suporte a esse trabalho, a Fafire disponibilizou um serviço psicopedagógico, no mesmo modelo remoto, onde é possível tirar dúvidas e receber orientações sobre métodos e horários de estudo. A faculdade também oferece um canal virtual de comunicação com os coordenadores de cursos, para que os estudantes possam esclarecer quaisquer questões ligadas à sua formação.

Todo o trabalho, por coincidência ou não, foi inspirado no Tema Institucional “Cuidar de Si, Cuidar do Outro”, que serve de base para as ações da faculdade no ano letivo de 2020.

Foto: Divulgação

Fonte: Em época de pandemia, Fafire adapta-se à nova realidade