Enade: saiba mais sobre as devolutivas do exame

Dados são fundamentais para a elaboração de políticas educacionais, além de orientar instituições sobre a qualidade dos cursos oferecidos

Dados são fundamentais para a elaboração de políticas educacionais, além de orientar instituições sobre a qualidade dos cursos oferecidos

As devolutivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 já estão disponíveis para consulta. Os dados podem ser acessados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. Para além dos resultados do Enade e dos indicadores de qualidade do nível superior, o Inep produz relatórios de síntese para cada área, instituição de educação superior e cursos avaliados. Estudantes que realizaram o exame também podem conferir os boletins de desempenho individuais.

As informações servem como subsídio para a elaboração de políticas educacionais, baseadas em evidências, por parte do governo. Políticas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação superior são beneficiadas. As devolutivas ainda têm como função orientar as instituições participantes a respeito do desempenho dos cursos oferecidos. Por meio dos dados, as instituições podem analisar se os resultados dos processos formativos implementados estão de acordo com os objetivos previstos nos projetos pedagógicos e, caso contrário, quais aspectos podem ser aperfeiçoados. Os relatórios também podem ser consultados por pesquisadores e pela sociedade civil. Ao todo, 1.225 instituições participaram do Enade 2019 e 8.368 cursos foram avaliados.

Relatórios Síntese de Área – Apresentam análises sobre o comportamento de todos os cursos que fazem parte de uma mesma área de conhecimento. O documento traz dados correlacionados entre indicadores quantitativos e qualitativos da avaliação, considerando as características desejadas na formação do perfil profissional pretendido, além de análises técnicas da prova. Permite a análise específica sobre o desempenho de cursos e estudantes, por cada área de avaliação.

Relatório de Instituição de Educação Superior – O documento é direcionado às instituições de ensino e resume os resultados dos cursos de cada instituição participante do exame. Contém informações que possibilitam aos dirigentes ter uma visão ampliada dos resultados do Enade, a partir da participação do conjunto dos cursos que oferecem.

Relatório de Cursos – Traduz os resultados obtidos a partir da análise do desempenho e do perfil dos estudantes de um determinado curso avaliado pelo Enade.

Boletim do Estudante – No boletim, o estudante tem acesso às suas notas no Enade. Além disso, é possível conferir as estatísticas agregadas por curso, região, unidade da Federação e área de avaliação, para comparar sua performance. O boletim é obtido pelo Sistema Enade, por meio de senha individual, e só pode ser consultado pelo próprio estudante.

Áreas avaliadas – Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame. Foram avaliados cursos de bacharelados em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

 Resultados – Os resultados do Enade 2019 foram apresentados em coletiva de imprensa, na sede do Inep, na última terça-feira, 20 de outubro. O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. Os microdados do Enade e as planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa).

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Fonte: Inep