Encontro virtual capacita novos técnicos e gestores educacionais

Abertura do evento, nesta segunda-feira, contou com a participação do ministro da Educação e do presidente do FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deu início, nesta segunda-feira, 8, a um encontro virtual de capacitação sobre os programas e ações da autarquia. Intitulado Capacitação para Novos Técnicos e Gestores Educacionais, o evento é voltado para novos prefeitos, secretários de Educação, técnicos educacionais e comunidade escolar em geral.

Na abertura, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o encontro é uma ferramenta de assistência técnica necessária nesse início de gestão municipal na área educacional. “É essencial o apoio aos novos gestores neste momento, para melhorar, a cada dia, a execução das políticas públicas educacionais. Nós estamos aqui reunidos exatamente para prestar todo o apoio necessário para que nenhum município deixe de receber os recursos e que assim tenha acesso aos nossos programas e ações, tão importantes para o desenvolvimento da educação brasileira”, disse o ministro.

O presidente do FNDE, Marcelo Ponte, lembrou que a autarquia está ao lado dos estudantes brasileiros em todas as etapas da educação básica, da creche ao ensino médio. “Nossa equipe continua empenhada para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.

E aproveitou para explicitar os programas e ações do FNDE que serão abordados durante o encontro, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o novo Fundeb, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e as políticas de transporte escolar, assim como outros assuntos importantes, como obras escolares, o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas.

“Nosso pensamento é fazer cada vez mais treinamentos de excelência”, disse o presidente. “O conhecimento que vamos agregar nesses próximos quatro dias vai impactar diretamente na sala de aula e no futuro dos nossos estudantes”, completou.

Também presente na abertura do encontro, o secretário-executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy, afirmou que a educação básica é prioridade do governo federal e relembrou as dificuldades e os desafios que o setor enfrenta neste período de pandemia do coronavírus. “O ensino e a aprendizagem a distância têm seus desafios, mas estamos trabalhando, todos os dias, buscando mitigar os efeitos negativos na educação. O FNDE tem dado um apoio muito grande durante esse período, criando políticas que visam ajudar as escolas, os alunos e toda a comunidade escolar”.

Cronograma – Até a próxima quinta-feira, dia 11, gestores e técnicos educacionais poderão acompanhar palestras e participar de discussões sobre os principais programas e ações do governo federal na área de educação. A capacitação conta com dois momentos distintos: um expositivo, transmitido pelo canal do FNDE no Youtube e pelo Portal de Educação Corporativa da autarquia, e o outro para a solução de dúvidas dos participantes, que será realizado em salas específicas disponibilizadas na plataforma RNP.

Nesta segunda-feira, 8, houve orientações e debates sobre o PAR e obras escolares. Amanhã, a programação contempla o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e os programas suplementares de educação. Veja aqui o cronograma completo do encontro virtual.

Os interessados em participar do evento de capacitação podem se inscrever aqui. Os inscritos terão direito a certificado de participação, que será enviado por e-mail após a finalização do evento.

Guia – Também no intuito de orientar e esclarecer os novos gestores municipais sobre a relação com o governo federal na área de educação, o FNDE lançou, no início do ano, o Guia para Novos Prefeitos. Além de trazer um apanhado sobre os principais programas da autarquia, a publicação apresenta as ações que precisam ser providenciadas logo neste início de gestão, como o pedido de acesso a sistemas e o cadastramento necessário para receber apoio técnico e financeiro do FNDE.

 

Assessoria de Comunicação Social  do FNDE

Foto: bienchen-s

Fonte: MEC