Fundeste/Unochapecó: Há 51 anos tornando possível

Há um ano, celebramos a data histórica que marcou  os cinquenta anos da chegada do ensino superior no Oeste de Santa Catarina, com a criação da Fundeste/Unochapecó. De 2020 para cá, muitos desafios foram impostos para todos por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas nem por isso a Universidade parou. Ao contrário, se reinventou e inovou. Agora, ao completar 51 anos no próximo domingo (04/07), precisamos relembrar e agradecer a dedicação de todas as pessoas que fazem parte da Unochapecó e tornaram este último ano possível.

DNA Comunitário

Mais de 15.500 pessoas já foram imuzinadas na Universidade

O senso comunitário está no nosso DNA. E neste último ano, a participação da Uno na solução dos problemas da comunidade se intensificou. Uma das principais ações, foi o envolvimento dos professores, estudantes e técnicos no combate à Covid-19. Foram diversas ações, mas, sem dúvidas, o que ficará marcado para sempre na nossa história, é a participação ativa na vacinação contra a doença. A vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner conta que a Uno foi contactada ainda no ano passado pela prefeitura de Chapecó para auxiliar no plano municipal de imunização.

“A princípio, a ideia era que nós ficássemos aqui na Unochapecó com a vacinação das outras doenças, como sarampo, rubéola e febre amarela, para que a rede municipal assumisse a vacinação da Covid-19. Mas conforme o tempo foi evoluindo, tivemos aqui na Universidade a implantação de uma unidade que hoje faz parte da rede municipal de vacinação. Recentemente chegamos ao marco de 15.500 vacinas aplicadas aqui. Isso oportunizou muitos campos de estágio e aprendizado para os nossos estudantes. A gente trouxe a comunidade para dentro da Unochapecó”, relata Silvana, que lembra ainda do momento especial que foi para a Uno poder vacinar os próprios trabalhadores quando foi a vez do grupo dos profissionais da educação.

Muitas pessoas na Universidade também se mobilizaram para que as pessoas impactadas financeiramente pela pandemia não precisassem abandonar os estudos. “Não medimos esforços para a permanência dos alunos, essa é uma tradição nossa. Muitas vezes o estudante não tem condições de pagar uma entrada, e aí flexibilizamos da melhor forma, justamente para ele continuar a estudar. Isso vem dando resultados tanto para a Universidade, quanto para o estudante”, pontua o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre de Toni.

Hora de se reinventar 

O ‘Arena Uno’ recepcionou os estudantes para o novo semestre

E diante desse cenário, com todos distantes, acolher os estudantes no novo semestre e garantir a eles a experiência de estar dentro da Universidade, foi sem dúvida um dos grandes desafios. Esse novo jeito de viver a instituição exigiu que a gente mudasse a estratégia, encontrasse novos formatos e projetos. “Uma dessas mudanças foi o Arena Uno, que é um projeto para estar mais próximo do aluno, poder informar ele melhor e acolher ele com mais carinho”, conta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Marcio Da Paixão Rodrigues. O resultado desse projeto, conforme o professor, é fruto do engajamento das pessoas dentro da Universidade, tanto dos nossos técnicos, gestores, coordenadores de cursos e demais professores que participaram.

Essa nossa capacidade de resiliência, fez também com que a inovação se tornasse preceito básico do nosso dia a dia. Um bom exemplo foi o que aconteceu na pós-graduação e na educação continuada. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, a Instituição já estava se preparando para inovar nesta área, porém, foi preciso se reinventar. “O Pós Uno Digital, que era um produto pensado e muito sonhado, mas que tinha um prazo para acontecer em cinco anos, acabou acontecendo em um. Ele está aí para que as pessoas possam, com a maior flexibilidade possível, do conforto dos seus lares, aproveitar as oportunidades de formação para além da graduação, realizando uma pós com toda a qualidade da Unochapecó”.

Um olhar para o futuro

Com tantas ações realizadas num curto espaço de tempo, sempre fica o questionamento do que os próximos anos nos reservam. Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, este é, primeiro, um momento de comemoração, mas também uma chance de olhar para frente.

“Acreditamos que as universidades vivem um momento totalmente diferenciado, em que elas próprias precisam evoluir a partir da sua constituição. Nós, enquanto instituição, pensamos na estruturação de um projeto pedagógico diferenciado para todos os nossos cursos, e introduzimos o que chamamos de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx). Esse modelo também vem associado ao nosso Colégio Unochapecó, que lançamos recentemente, com um modelo inovador”.

E quando se fala em futuro, valorizar as pessoas e fortalecer os laços é algo indispensável. Para o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, é essa união entre a Fundação e todas as suas mantidas que vai fazer ela continuar a se destacar cada vez mais. “Nós temos que estar sempre entre as melhores, e o grande ponto para isso é a sustentabilidade. Isso faz com que a Fundeste, juntamente com a Unochapecó, Farmácia Escola, Instituto Goio-En, Colégio Unochapecó e Parque Tecnológico, busquem estar sempre unidos. Eu vejo que temos uma grande oportunidade de continuarmos sendo a maior e melhor Universidade aqui do Oeste, e para isso precisamos continuar o trabalho firme, sério e com muita tenacidade para que a gente possa avançar”.

Apesar de tantas mudanças, uma coisa não muda, a participação ativa da Unochapecó no fortalecimento da comunidade.

“Pode-se imaginar que o futuro da Unochapecó é continuar essa caminhada de desenvolvimento da região e das pessoas que passam por aqui e ajudam a constituir essa linda história”, finaliza.

Muita coisa foi realizada em apenas um ano, não é mesmo? Mas como já foi dito, isso é resultado de uma longa caminhada de protagonismo e desenvolvimento da nossa região por meio do conhecimento. Para relembrar como foi esse último ano da Fundeste/Unochapecó, a população poderá acompanhar, na terça-feira (06/07), às 19h30, um evento on-line com transmissão pelo YouTube da Unochapecó. Além de trazer os acontecimentos mais marcantes do último ano, o evento também apresentará novidades do Parque Científico e Tecnológico.

Participe desse momento que celebra os 51 anos da nossa Universidade!

 

Texto Gabriel Kreutz , Jornalista

Texto e Fotos: Unochapecó