Luiz Roberto Curi será o novo presidente do Inep

Foto: Pedro França/Agência Senado

O sociólogo e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Roberto Liza Curi, será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Curi aceitou o convite do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para assumir o comando do Instituto, responsável pela aplicação do Enem e do Enade, por avaliações da educação básica, pelos censos do ensino superior e da educação básica, entre outras atividades. A nomeação foi publicada na tarde desta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União.

Curi chega ao Inep com boa receptividade da comunidade acadêmica e científica, além do apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Academia Brasileira de Ciências. O físico Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, elogiou a escolha do novo presidente do Instituto, em carta ao ministro Mercadante.

Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Curi já integrou também o Conselho Superior da Unicamp e presidiu o Conselho do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural de Campinas. No Ministério da Educação, foi diretor geral de Políticas de Educação Superior, entre 1997 e 2002. Teve passagem ainda pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Curi foi secretário de Cultura e presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas. Teve artigos sobre educação superior, inovação e desenvolvimento industrial publicados nos principais jornais brasileiros e em revistas especializadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010