MEC realiza Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

No final deste mês de novembro, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos, ou simplesmente Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, completa um ano.

O Pacto é uma iniciativa muito importante no momento atual em que se observa nos cenários nacional e internacional o aumento de situações de intolerância, bullying, racismo, homofobia, sexismo e diversos outros tipos de violências. Neste contexto, em que precisamos conviver reconhecendo as diferenças e respeitando o outro, em uma sociedade pluralista, é fundamental a formação dos educandos com ênfase no respeito à diversidade.

Assinalando a relevância deste momento, o MEC realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro, na CAPES, o Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. Na ocasião o CRUB participará da solenidade de abertura do evento, a reitora do IESB e membro do conselho da diretoria, profa. Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza, representará o presidente do Colegiado no encontro. O objetivo é que as instituições que estão elaborando ou que já tenham elaborado seus planos de trabalho apresentem, de forma dinâmica e participativa, suas iniciativas em educação em direitos humanos e troquem experiências relativas aos cinco eixos do Pacto. Com isto, o Encontro proporcionará o aprofundamento da temática de educação em direitos humanos no âmbito da educação superior, contribuindo para o aprimoramento das ações no âmbito do MEC e das IES.

Atualmente, mais de 320 IES já participam do Pacto. Destas, aproximadamente 60 estão em fase de formação do Comitê Gestor. Cerca de 80 IES estão na fase de elaboração do Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho, por sua vez, já foi elaborado por quase 180 Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos.

Considerando o propósito do Encontro de aprendizagem e troca de experiências relativas às atividades em cada um dos cinco eixos do Pacto, todas as IES que estão elaborando ou que já concluíram a elaboração de seu Plano de Trabalho, conforme o Módulo do Pacto Universitário no SIMEC, estão convidadas para apresentar suas ações relativas aos cinco eixos do Pacto. Será uma rica oportunidade de compartilhar experiências na temática de educação em direitos humanos, bem como dos processos de elaboração dos Planos de Trabalho.

Todas as demais IES que já aderiram ao Pacto ou estão em fase de adesão também estão convidadas para participar do Encontro.
1. Comprometer-se com o compartilhamento das suas experiências na temática de EDH relativas aos cinco eixos do Pacto;
2. Ter concluído no SIMEC, no módulo Pacto Universitário EDH, a elaboração do Plano de Trabalho, constando na etapa “em Monitoramento” até as 12h do dia 8 de novembro. Será dada prioridade àquelas IES que primeiro entraram nessa etapa.
3.No caso de algumas IES que estão “em monitoramento” não confirmarem sua presença no Encontro, poderão ser convidadas, até o limite de 27 passagens, IES que estão na etapa de “Elaboração do Plano de Trabalho”. Será dada prioridade àquelas IES que primeiro entraram nessa etapa, excluindo-se aquelas com “prazo vencido”, conforme o SIMEC.

O MEC financiará a participação de um conjunto de 27 IES federais e estaduais, conforme os critérios acima. Porém, é importante ressaltar que a participação de todas as Instituições que fizeram a adesão ao Pacto é muito bem-vinda no Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos.

Por gentileza, para que possamos melhor organizar o evento, é importante que todas as IES que tenham interesse em participar do Encontro confirmem sua participação até o dia 20 de novembro, por e-mail ou telefone, indicando seus representantes.
e-mail: pactoedh@mec.gov.br
telefone: (61) 2022-9076
Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos
5 e 6 de dezembro de 2017, das 9h às 18h
Local: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 2, Bloco L, Lote 06, Edifício CAPES

Fonte: Pacto Universitário

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010