MEC vai mobilizar escolas e famílias contra o mosquito

Com o objetivo de mobilizar famílias e comunidades escolares a partir das escolas brasileiras, o Ministério da Educação promove, até o dia 9 próximo, a Semana da Família na Escola. A ação, realizada por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), envolve todo o sistema educacional brasileiro no âmbito do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, com ênfase nos 223 municípios considerados prioritários para o combate ao Aedes aegypti.

Com o tema conhecer e pesquisar para combater, o projeto de mobilização pretende envolver estudantes, profissionais da educação, familiares e a comunidade para desenvolver atividades relacionadas ao combate do mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente a Zika. Serão oferecidas oficinas e exposições de projetos de alunos, voltados para o combate ao mosquito, além de temas de saúde ambiental e cuidados preventivos com relação ao meio ambiente.

Para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Paulo Gabriel Nacif, neste momento o combate ao mosquito é a única alternativa eficaz contra doenças como dengue e zika. “O combate está na nossa capacidade ou incapacidade de reprimir os seus focos. Trata-se de um desafio de mudança cultural, todo processo educacional que vise mudança de hábitos no sentido de combater os focos do mosquito cria um processo sustentável de eliminação dos focos”, afirma. “Nada melhor que trabalhar com os estudantes, somos 60 milhões de pessoas envolvidas e nenhuma outra mobilização pode ser tão sustentável quanto a educação nesse processo”, concluiu.

Para integrar as famílias e a comunidade, serão apresentados projetos culturais de música e teatro abordando o tema, além de palestras e seminários abertos à comunidade, com a participação de pais e familiares dos alunos, para tratar de cuidados individuais e coletivos preventivos e de transformação. Também serão distribuídos materiais informativos e didáticos.

A mobilização também será dedicada ao combate direto ao mosquito Aedes aegypti, com o mapeamento dos locais com acúmulo de lixo e água; limpeza e descarte correto de lixo e oficinas com práticas preventivas para eliminar os nascedouros do mosquito em parceria com os agentes de saúde pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010