UFBA – Ministro homologa o credenciamento do campus Camaçari

O ministro da Educação, Mendonça Filho, homologou na última terça-feira, (27), em Camaçari, no interior baiano, o credenciamento do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a ser instalado no município, localizado a 41 quilômetros de Salvador.

Mendonça Filho destacou a importância do apoio da reitoria da UFBA, que desde o primeiro momento se mostrou receptiva ao campus. “O Brasil inteiro conhece Camaçari, a sua fama de pujança, de gerar empregos e oportunidades pelo polo e pelas indústrias aqui instaladas”, observou o ministro. “Evidentemente, uma cidade desse porte e com esse potencial tem toda condição de sediar um campus de uma universidade federal, como será realidade a partir de agora.”

Para o reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva, a instituição é um exemplo e representa o compromisso do estado com o financiamento do ensino superior de qualidade. “No momento em que fomos procurados para a implementação do campus Camaçari, tivemos a imediata cumplicidade de servidores públicos e gestores”, explicou. “A causa da expansão do ensino superior, de trazer ensino de qualidade para Camaçari, ultrapassa governantes, partidos, e todos os obstáculos foram removidos.”

As atividades do campus Camaçari estão previstas para começar no prédio da Cidade do Saber, localizado na Rua do Telégrafo, no centro do município, em caráter provisório. Já a unidade definitiva, com uma área verde de 40 hectares, tem previsão de funcionar nas antigas instalações do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), cedida à universidade pelo governo do estado.

Inicialmente, o campus Camaçari ofertará o curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, com 100 vagas no primeiro ciclo, com previsão de chegar a 300 vagas quando de sua total implantação. O segundo ciclo será formado por cursos na área de engenharias ainda a ser definido pela UFBA. Também foi oficializada a liberação de 42 docentes e 41 técnico-administrativos para o campus.

Creches – Mendonça Filho aproveitou a oportunidade e anunciou o repasse de R$ 13 milhões em recursos para a construção de cinco creches, que contemplarão a educação infantil de Camaçari. “Para termos crianças e jovens chegando à universidade, é preciso ter uma educação básica bem cuidada, e a base de tudo está justamente na educação infantil, muitas vezes esquecida ou pouco privilegiada”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC – Foto: Divulgação

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010