Ciclo de Debates – 2º Encontro: “São necessários novos modelos para públicos distintos”

Em continuidade ao Ciclo de Debates CRUB/PNG”, foi realizado, dia 14/09, o 2° encontro, com a presença de reitores, representantes de entidades do setor ensino superior, professores e interessados no tema.

O tema do encontro foi “Modelos de Universidade em Questão”. O encontro iniciou com exposições dos Prof. Dr. Simon Schwartzman e do Conselheiro Luiz Roberto Liza Curi (CNE), seguidas por debate com o Prof. Fábio Reis (Semesp) e Reitor Waldemiro Gremski.

Os expositores abordaram o ensino superior brasileiro, sua configuração e funcionamento, bem como o modelo universitário vigente no país, com suas características e seus desdobramentos. As exposições abrangeram os gargalos que impedem, ou dificultam, a efetiva contribuição da graduação para o avanço da sociedade e também modelos de universidade que poderiam ser considerados em uma proposta de inovação do sistema nacional.

O encontro constituiu uma excelente oportunidade de discutir, de forma ampla e abrangente, o sistema brasileiro de ensino superior. E, nas palavras do presidente do CRUB, Reitor Waldemiro Gremski, ao encerrar o encontro: “sempre é possível inovar e o foco deve ser sempre no estudante. Nosso desafio, enquanto IES, é formar o estudante que ingressa hoje na universidade para estar preparado para o mundo que ele vai encontrar quando se formar. Isso exige que o modelo universitário seja dinâmico, vivo”. Neste fechamento do encontro, ficou evidente a pertinência da discussão realizada para o avanço do ensino superior brasileiro . Neste sentido, os trabalhos promovidos pelo CRUB, juntamente com as entidades envolvidas e interessadas no ensino de graduação, seguirão nos próximos encontros em temas como: Graduação orientada para a aprendizagem, Engajamento estudantil, Avaliação dos cursos de graduação, entre outros.  

A gravação dos encontros está disponível no canal do CRUB no YouTube.
Clique aqui para acessar o canal CRUB TV.

Texto: Dra. Sissi Kawai Marcos e Dr. Lúcio José Dutra Lord (GT PNG/CRUB)

تصليح تلفوناتتصليح تلفوناتتصليح تلفوناتتصليح طباخاتتصليح سيارات