CAPES disponibiliza acesso a 40 títulos em português do ScienceDirect

O ScienceDirect é uma ferramenta de pesquisa editada pela editora Elsevier que oferece informações para pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e profissionais da informação. Com publicações científicas, técnicas e de saúde, o recurso contém funcionalidades inteligentes e intuitivas para que o usuário possa se manter informado em seu campo de atuação e trabalhar de forma mais eficiente. A plataforma está à disposição no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre as soluções que compõem o ScienceDirect, os usuários do Portal encontram 40 livros eletrônicos em português. As publicações têm edições a partir de 2003 e contemplam as áreas de Administração, Economia, Engenharia, Turismo, Comunicação, Computação e Relações Internacionais. Entre os autores, estão nomes conhecidos por estudiosos das áreas listadas, como Sérgio Lazzarini, Leandro Rassier e Giuseppe Russo.

Alguns livros podem ser utilizados em início de cursos superiores, como os e-books “Teorias da Comunicação” (2003), “Estatística Básica” (2009) e “Introdução ao Estudo do Turismo” (2009). Além disso, são ferramentas importantes para pesquisa e introdução à iniciação científica. Os títulos podem ser utilizados por professores e alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Para localizar os e-books, o usuário deve entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e inserir o nome “ScienceDirect – E-Books Backlist e Livros em Português (Elsevier)”. Uma vez dentro da base, basta localizar a publicação pelo nome do autor ou título. Os livros eletrônicos estão disponíveis integralmente para os usuários do Portal.

Veja abaixo a relação dos 10 títulos em português pertencentes à plataforma mais acessados entre janeiro de 2016 e março de 2017:
1. Economia Industrial (Segunda Edição) | L. Hasenclever and D. J. Kupfer
2. Estruturas de Dados com Jogos | Roberto Ferrari, Mauricio Falvo, Rafael Dias e Marcela Ribeiro
3. Administração de Marketing no Brasil (Terceira Edição) | Marcos Cobra
4. Sistemas Particulados | Ricardo Pecanha
5. Empreendedorismo para Computação | Roberto Ferrari
6. A Economia Brasileira – De Onde Viemos e Onde Estamos | Antonio Leite
7. Introdução à Compilação | Ivan Ricarte
8. Controle Estatístico de Qualidade | Robert Samohyl
9. Erre Mais! (Segunda Edição) | Marcelo Mariaca e Chantal Brissac
10. O Novo Marketing | Roberto Brezzo e Marcos Cobra

Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da CAPES.

Fonte: ASCOM CAPES, com informações do Portal de Periódicos da CAPES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010