Pós-graduação não parou na pandemia

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observa que foram feitas adaptações, mas os trabalhos continuaram

A pós-graduação manteve o funcionamento mesmo com as restrições impostas pelo novo coronavírus. Foram necessárias adaptações, mas as atividades seguiram. Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), fez essa observação nesta terça-feira, 8 de dezembro, na 201ª reunião do Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Destacando o diálogo como forma fundamental de avanço nos trabalhos, Aguiar disse ter havido “uma resposta muito positiva” durante a pandemia. “A pós-graduação não parou. A dinâmica foi impactada, tivemos que implementar algumas medidas para mitigar os efeitos, mas eu diria que os resultados estão sendo muito positivos”, disse o presidente da CAPES.

Para não prejudicar os pesquisadores, a CAPES prorrogou 32.522 bolsas dentro do País por até seis meses e facilitou a volta de bolsistas que estavam no exterior. A Fundação lançou o Programa de Combate a Epidemias, com investimento previsto de R$ 200 milhões em quatro anos e a concessão de 2,6 mil bolsas, para o enfrentamento ao coronavírus. Por meio da iniciativa, são estimuladas pesquisas sobre a COVID-19 e outras doenças.

Durante a reunião, foram discutidas as especificidades da área de Humanidades para a construção do Qualis-referência relacionado à qualificação de periódicos no processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG), a ser implementado no próximo ano.

O modelo ainda não está finalizado, mas foi proposto pela CAPES um agrupamento de estratos de periódicos por idiomas e/ou região de origem. Poderão ser, no máximo, três agrupamentos por área. Dessa forma, as áreas de Humanidades podem ser mais bem atendidas em suas características específicas.

Esta foi a última reunião de 2020. O próximo ano terá como foco principal a avaliação. Para além da Avaliação Quadrienal 2017-2020, o modelo multidimensional será, de fato, desenvolvido.

Sobre o Conselho
CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para a pós-graduação brasileira.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: CAPES

Fonte: CAPES