Presidente do CRUB participa de Encontro Internacional de Reitores Universia

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, participa do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, que ocorre nos dias 21 e 22 de maio, na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Com grandes expectativas para uma rica troca de experiências e o estabelecimento de parcerias institucionais, o evento reúne mais de 600 reitores e representantes acadêmicos. Sob o slogan “Universidade, Sociedade e Futuro”, as discussões resultarão na Carta de Salamanca, um documento com as principais conclusões e propostas para ajudar na construção do Ensino Superior dos próximos anos.

O presidente do CRUB pretende, com sua presença no IV Encontro, reforçar e ampliar as parcerias internacionais. “As minhas expectativas são as melhores com relação às oportunidades de novas frentes de cooperação acadêmica e científica e, também, pelo alto nível dos debates, o que irá contribuir para realimentar o nosso projeto de universidade”, enfatizou o reitor.

Temáticas relevantes

Estruturado de forma a proporcionar discussões nos temas mais urgentes da gestão universitária, o IV Encontro Internacional de Reitores Universia tem, entre seus eixos temáticos, a questão do desafio da formação e do aprendizado em um mundo digital, uma realidade que tem promovido uma mudança cultural nas instituições de ensino superior.

Ainda segundo o reitor Benedito Guimarães, não há discordância com relação à importância da pesquisa na universidade. “A pesquisa é muito importante porque ela realimenta o ensino e à universidade cabe o papel de gerar o conhecimento novo, seja ele científico ou tecnológico”, destaca. Para ele, uma das questões mais intricadas recaem sobre a forma de financiamento. “A pesquisa científica não pode prescindir das agências de fomento, governamentais ou privadas. Mas a pesquisa aplicada e a que visa à inovação devem ser feitas em parceria com o setor demandante, seja industrial ou de serviços”, defende  o presidente do CRUB, reforçando que os esforços dos pesquisadores precisam sempre estar voltados para transformar o conhecimento produzido em algo acessível e útil à sociedade.

Como resultado, além da contribuição direta para a mudança positiva de realidades e diminuição de desigualdades, ele aponta o fato de que esta atividade promove o contato dos alunos com diferentes realidades sociais, sensibilizando e ampliando sua percepção, algo relevante para como se dará sua atuação profissional depois de formado.

Sobre o Encontro

O Encontro coincide com a celebração do 8º Centenário da Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa. A cidade de Salamanca, localizada no noroeste da Espanha, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Capital Europeia da Cultura.
O evento será presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e Universia, e tem como slogan “Universidade, Sociedade e Futuro”. Os mais de 600 reitores e representantes acadêmicos vão debater questões sobre a educação nos eixos:

• Formar e aprender em um mundo digital;
• Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?;
• Contribuição para o desenvolvimento social e territorial.

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia 2018 dá continuidade às reuniões de Rio de Janeiro (Brasil, 2014), Guadalajara (México, 2010) e Sevilha (Espanha, 2005), com o apoio do Banco Santander, a empresa que mais investe em educação no mundo, segundo relatório da UNESCO-Fortune 500.

Sob a organização da Universia Brasil, estarão presentes no encontro uma comitiva de 120 reitores e representantes acadêmicos das principais Universidades do país. “Estamos trabalhando intensamente para levar à Salamanca uma delegação de reitores brasileiros com enorme representatividade, que certamente terá uma participação destacada nos debates e que contribuirá para a construção da universidade do futuro no Brasil”, afirma Leonardo Bauer, Gerente de Projetos da Universia Brasil.

A Universia Brasil, empresa do grupo Santander, tem como missão apoiar o universitário na sua jornada acadêmica, profissional e empreendedora. E faz isso por meio de diversas ações. Entre elas, compartilhando conhecimento e oportunidades por meio do Portal Universia, um dos maiores portais de Educação Superior no Brasil.

As discussões farão surgir a Carta de Salamanca, um documento com as principais conclusões e propostas para ajudar na construção da Universidade do futuro. Para saber mais sobre o IV Encontro Internacional de Reitores Universia, acesse o site oficial do evento.

Fonte: Universia Brasil – Fotos: Reprodução/Universia Brasil 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010