Presidente do CRUB participa de mesa redonda em encontro da Funadesp

A Situação do novo Marco Regulatório para a Pós-Graduação Lato Sensu, abriram as discussões de hoje (14), no XVII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares e XI Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES. Com a participação do palestrante Prof. Erasto Fortes, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE); e dos debatedores o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras  (CRUB), reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM); da Profª. Gislaine Moreno, representante da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior Particular (ABMES); e do prof. Sérgio Lex, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que coordenou os trabalhos da mesa.

Foram abordados desde os aspectos técnicos até as políticas públicas que orienta o novo Marco Regulatório para a Pós-Graduação Lato Sensu. O presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, prof. Erasto Fortes apresentou cada ponto da resolução do novo Marco Regulatório que foi recentemente aprovado pelo CNE.

O presidente do CRUB, reitor Dr. Benedito Guimarães, externou sua preocupação em relação a alguns pontos de extrema importância que não foram abordados no parecer desse novo marco Regulatório. Segundo ele, um ponto bem importante que foi colocado de lado nas discussões, foram os índices de avaliação que são de extrema importância para o bom andamento do Ensino Superior.

Outro ponto destacado pelo presidente do CRUB foi sobre o artigo da resolução que aborda o credenciamento especial das instituições do mundo do trabalho que podem oferecer o curso de Lato Sensu, o presidente se diz muito preocupado com esse ponto do parecer.

Sobre o Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares e do Fórum de Extensão das IES

A edição deste ano ocorreu entre os dias 13 e 14 de junho no Centro Universitário de Brasília  (UniCEUB), com a temática “A institucionalização da pesquisa nas IES particulares”, promovido pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp), UniCEUB, Rede de dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares (Rede PGP), Fórum de Extensão das IES Particulares. Com o apoio do CRUB, da ABMES, do Semesp, da ANACEU, do SINEPE/PR e SEMESG.

Desde o início da década de 2000, a FUNADESP promove encontros nacionais de dirigentes de Pós-graduação, de Pesquisa e de Extensão das IES particulares, criando um ambiente propício para análises e debates quanto a seu desenvolvimento e perspectivas.
A partir de 2007, tais reuniões passaram a ser realizadas em um único evento, com base na premissa de que Pós-graduação, Pesquisa e Extensão constituem dimensões da Educação Superior a serem desenvolvidas de forma integrada.

As últimas oito edições ocorreram em:

  • Belo Horizonte/MG, com o apoio da Universidade FUMEC (2008);
  • Rio de Janeiro/RJ, com a Univ. do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO (2009);
  • Aracaju/SE, com o suporte da Universidade Tiradentes – UNIT (2010);
  • Canoas/RS, com o Centro Universitário La Salle – Unilasalle (2011);
  • Belo Horizonte//MG, com o apoio do Centro Universitário – UNA (2012);
  • Rio de Janeiro, com a Universidade Veiga de Almeida – UVA (2013);
  • Salvador/BA, com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Bahiana (2014);
  • São Paulo/SP, com a Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie (2015).

Cabe ressaltar que, em 2010, foi criada a rede de Dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa – Rede PGP. No ano seguinte, o Comitê de Coordenação da Rede foi reconfigurado, de forma a contar com maior número de representantes das IES, sendo que tal fato também ocorreu no FOREXP, nesse mesmo Encontro.

Com informações da FUNADESP

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010