Presidentes das Comissões permanentes da Câmara dos Deputados são eleitos

As comissões permanentes da Câmara dos Deputados começaram a eleger seus presidentes nesta quarta-feira (13), o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) foi eleito presidente da Comissão de Educação, já o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Comissão de Educação – Ao tomar posse na Comissão de Educação, o novo presidente da comissão destacou a importância da educação na melhoria da qualidade de vida e na busca pela justiça social. “Dedicarei o meu melhor para que a gente possa construir, com moderação e equilíbrio, soluções para problemas como evasão escolar, de falta de vaga na creche e pouca valorização do professor”, disse.

Cunha Lima informou que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, virá à comissão no dia 24 de abril para prestar esclarecimentos sobre as recentes exonerações na pasta, entre outros temas.

Foram eleitos também a 1ª vice-presidente, deputada Rose Modesto (PSDB-MS), e a 2ª vice-presidente deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

O que faz a comissão:  A comissão trata de assuntos relativos à educação em geral, como política e sistema educacional, questões relacionadas ao direito da educação e recursos humanos e financeiros para o setor.

Perfil: Pedro Cunha Lima nasceu em Campina Grande, tem 30 anos e é advogado e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). É filho do ex-senador Cássio Cunha Lima e neto do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima.

Em seu segundo mandato como deputado federal, Lima já atuou como membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da própria Comissão da Educação, além de ter sido vice-líder da bancada do PSDB.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Félix Mendonça Júnior quer se dedicar ao debate de novas tecnologias que podem trazer competitividade ao País. Ele citou, por exemplo, a captação de energia solar usada pela China e a tecnologia 5G, que pode revolucionar a telemedicina. Foi eleito também o 1º vice-presidente da Comissão, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

O que faz a comissão: A comissão discute e vota todas as propostas relativas à política nacional de ciência e tecnologia; sistema estatístico, cartográfico e demográfico nacional; telecomunicações; telemática e robótica em geral; serviços postais, entre outros assuntos.

O colegiado também vota pedidos de outorga e renovação da exploração de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Perfil: Félix Mendonça Júnior tem 55 anos, é filho do ex-deputado Félix Mendonça e está seu terceiro mandato, sempre pelo PDT. Formado em Administração de Empresas, Mendonça Júnior foi líder do partido em 2014 e 2015.

O deputado integrou a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras em 2015 e, no ano passado, participou da comissão especial que discutiu mudanças na Lei de Licitações (PL 1292/95).

Fonte: Agência Câmara Notícias – Fotos: Will Shutter e Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010