Reitora do IESB e membro da diretoria do CRUB recebe homenagem do TER de Brasília

O Centro Universitário IESB tem grandes motivos para comemorar no ano em que completa 20 anos de ensino superior em Brasília. No dia 11 de abril, a reitora e membro da diretoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), professora Eda Coutinho recebeu a Medalha de Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), na categoria “colaborador”, uma distinção honorífica, em grau de Comenda em reconhecimento às suas contribuições para o exercício da cidadania, o Estado Democrático de Direito e a Justiça. A sessão solene ocorreu no Memorial JK com a presença de autoridades e demais homenageados, entre juristas, servidores e colaboradores.

O presidente do TRE-DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, explicou sobre o regimento que disciplina a seleção de homenageados para receber a medalha honorífica. “Há regras rígidas para a seleção de pessoas indicadas e as escolhas são feitas pelos desembargadores titulares”, defendeu. Segundo a autoridade, o IESB se destaca no meio educacional por suas contribuições para a formação de jovens e de cidadãos. “É um pleito de homenagem e de gratidão da Justiça Eleitoral à reitora em gratidão à Instituição e em homenagem aos seus 20 anos no DF”, lembrou.

Agradecida pela conquista, a professora Eda Coutinho disse: “Fiquei muito honrada e grata, em especial, nesta semana comemorativa de aniversário. É uma grande felicidade”.

Companheiros de vida acadêmica, o ministro Evandro Gueiros Leite, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), participou da indicação da reitora para a homenagem. “Ela é um exemplo para mim e foi escolhida pela boa reputação. Endosso inteiramente essa indicação para a cerimônia de premiação”, disse.

Na avaliação do desembargador eleitoral Everardo Ribeiro Gueiros Filho, que fez a indicação da reitora para o pleito, a principal motivação foi a responsabilidade do IESB em favor da Justiça no Brasil. “Esta é apenas uma singela homenagem a uma pessoa que muito tem contribuído com a formação de diversas gerações de juristas brasileiros ao longo desses 20 anos. Parabéns ao IESB por estar em Brasília nesse tempo e pelo comprometimento com a formação acadêmica de todos”, afirmou.

MEDALHA DE MÉRITO ELEITORAL

Desde o ano 2000, a Medalha do Mérito Eleitoral presta homenagem a pessoas físicas e entidades – nacionais e estrangeiras – que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, se destacam nas classes de colaboradores, juristas e servidores do órgão.

O presidente do TRE-DF explica que a medalha foi instituída pela direção da Justiça Eleitoral para estreitar os laços com o cidadão, pois é o ramo da justiça mais ligado à sociedade, em especial, devido à participação democrática durante as eleições. “Com essa Comenda, queremos despertar no cidadão a vontade de participar ativamente da Justiça, com sugestões ou críticas”, frisou.

Fonte: ASCOM IESB – Foto: Reprodução IESB Brasília

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010