São Paulo sediará a 10° edição do FinancIES

Gestores financeiros da educação superior privada, um dos principais setores da economia brasileira – que movimenta mais de R$ 54 bilhões ao ano -, estarão reunidos de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, para a décima edição do principal evento educacional do Brasil. Polo gerador de discussões técnicas de gestão, de estratégias para os desafios comuns da atualidade e de oportunidades de negócios, o Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), exemplo de sucesso compartilhado, terá como tema central “Economia e Academia Colaborativa”. Inscrições no site www.financies.com.br . As vagas são limitadas.

A programação, que acontecerá na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), no Bairro da Liberdade, na Capital Paulista, abordará redes de comunicação aberta entre as instituições de ensino superior (IES), FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) multi-cedente não padronizado, cooperativas de crédito e consumo dos profissionais da educação, rede de compras setorial, compartilhamento de conteúdos e plataformas educacionais. O Fórum também vai abordar a atuação das FINTECHs – empresas de tecnologia financeira – na captação de recursos como alternativa aos bancos tradicionais e a terceirização das atividades fim, ou seja, na sala de aula.

“As mais diversas redes fazem parte da vida das pessoas desde sempre, potencializadas na última década pelas redes sociais da internet. No passado não tão distante, o melhor modelo é a cooperativa, que continua atuante. Hoje cooperação, colaboração ou compartilhamento estão inseridos na sociedade contemporânea com maior expressão. Captação de recursos via Crowdfunding, ambientes de trabalho Coworking, compras coletivas pela internet, pesquisas compartilhadas por doutores no mundo inteiro, publicações de obras por diversos autores geograficamente distantes são exemplos”, explica o vice-presidente do FinancIES e diretor financeiro da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Adriano Dias Souza.

Melhoria na qualidade, maiores eficiência e velocidade, ganhos de escala e outras vantagens são destacadas no comportamento e cultura compartilhada.
“Descobriu-se que em vez de concorrentes, há uma infinidade de potenciais parceiros estratégicos. Este é um hábito que veio para ficar, tende a aumentar e muito pode ser explorado pelas instituições educacionais na gestão e na academia”, avalia Souza.

Desta forma, em constante aperfeiçoamento e atualização, a educação superior busca parceiros que ajudem na entrega do ensino de qualidade, por isso, o Fórum se consolida como vitrine, já que praticamente todas as empresas participantes fazem negócios durante o evento. “O FinancIES, para as IES, é como uma certificadora de qualidade. Quem participa é porque acredita no potencial de soluções. O público é formado por executivos financeiros, reitores, pró-reitores, presidentes, vice-presidentes e outros gestores das organizações educacionais. E a dinâmica do evento propicia ampla interrelação entre patrocinador e participante, por isso a importância da parceria”, enfatiza Souza, concluindo que o FinancIES é, acima de tudo, uma confraria em prol da melhoria crescente da qualidade na educação de Norte a Sul do País.

Um dos pontos altos da programação comemorativa aos 10 anos do Fórum é a atuação dos executivos nos grupos de trabalho. “Eles não vão somente ouvir palestras. Participam de mais de 20 horas de um evento que, eu sua essência, é extremamente colaborativo. No formato do FinancIES, a rede e relações se fortalecem. Somos mais de 1.400 executivos das IES privadas que participam deste grupo ativo durante todo o ano”, explica o presidente do Fórum e membro do Conselho Consultivo da Universidade Braz Cubas (UBC), Iram Alves dos Santos, destacando que o número de participantes aumenta a cada edição.

A expectativa do 10º Fórum é reunir cerca de 220 executivos de IES de todas as regiões do Brasil. “Todos os anos os participantes saem do FinancIES com um conjunto de informações, ferramentas, relações e potenciais fornecedores para realizarem o melhor em suas instituições de ensino. Estamos na vanguarda. O tema é presente na vida das pessoas, como também na academia. Colaboração é potencial de realização de negócios e oportunidades”, avalia Santos.

Os interessados em participar ou patrocinar o FinancIES devem acessar o site www.financies.com.br, com a programação completa do evento, que a exemplo das edições anteriores, realizadas em Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Aracaju (SE), reunirá profissionais de destaque na área. As palestras, dinâmica de grupo, apresentação de cases de sucesso e discussões estão agendadas para os dois primeiros dias do evento, 25 e 26 de outubro. Já o dia 27 contará com atividades culturais na Capital Paulista.

 

Fonte: Carla Olivo/FinancIES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010