SBPC divulga resultado das eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais

Eleição teve 60% de participação dos sócios, o maior índice dos últimos dez anos. Renato Janine Ribeiro foi eleito presidente e sete mulheres vão compor a nova Diretoria, um número também inédito na história de 73 anos da SBPC

Fonte: Jornal da Ciência / SBPC

Com 60% de participação – o maior índice dos últimos dez anos – terminou ontem a votação nas eleições para renovação da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, venceu a disputa com o neurocientista Carlos Alexandre Netto e será o novo presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira.

Ribeiro obteve 1.205 dos 1.914 votos contra 617 de Netto. Foram eleitos para os cargos de vice-presidentes a socióloga Fernanda Sobral (atual vice de Moreira) e o físico Paulo Artaxo. Sobral teve 1.116 votos e Artaxo 683.

Sete mulheres vão compor a diretoria, um número também inédito na história de 73 anos da SBPC. São elas: Claudia Linhares Sales, atual  secretária, eleita secretária-geral com 1.747 votos; as três vagas de secretários, preenchidas por Miriam Pillar Grossi (1.227 votos), Laila Salmen Espíndola (1.016) e Francilene Procópio Garcia (939); e as duas vagas de Tesoureiro: a primeira ficou com Marimélia Porcionatto (1.698) e a segunda com Ana Tereza de Vasconcelos (1.312).

Walter Colli, presidente da Comissão Eleitoral, destacou a elevada participação dos sócios que, para ele, reflete uma soma de fatores, entre eles a existência de disputa entre dois candidatos – são frequentes as eleições de candidato único na SBPC -, uma maior comunicação entre eles e os sócios através de encontros virtuais, publicação de artigos, propostas de trabalho e vídeos e a ampla divulgação de seus programas através do Jornal da Ciência. Também contou, na opinião de Colli, uma campanha realizada pela Comissão Eleitoral lembrando e convocando os sócios para a eleição.

Ele disse esperar que a participação seja cada vez maior nas próximas eleições. “A história mostra que o comparecimento é em torno de 50%, tivemos 60% que já é bom, mas gostaria que fosse mais, pois a democracia não é feita somente por votos, mas os votos são muito importantes para a democracia”, declarou Colli. E completou: “Quanto mais participação, melhor porque aumenta a diversidade de opiniões”.

O processo de votação começou em 3 de junho, quando a Comissão Eleitoral encaminhou a todos os sócios ativos votantes – aqueles com anuidade quite 2020 e/ou 2021 e admitidos até o dia 15 de março de 2021 -, as instruções para votar. A apuração foi realizada nesta terça-feira, 22 de junho.

Conselho da SBPC

Conforme previsto no estatuto da SBPC, as candidaturas ao Conselho ocorrem regionalmente. Para os estados que compreendem a área A (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em que havia três vagas em disputa, foram eleitos Marilene Corrêa da Silva Freitas (AM), Ima Célia Guimarães Vieira (PA) e Clovis Bôsco Mendonça Oliveira (MA).

Nos estados da área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), três candidatos concorreram a duas vagas. Os eleitos foram Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro (RN) e Lúcia Carvalho Pinto de Melo (PE).

Nos estados da área C, que compreende o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, dois candidatos concorreram a uma vaga. A eleita foi Andrea Mara Macedo (MG).

Em São Paulo, região da área E, dois candidatos concorreram a uma vaga. O eleito foi Marcelo Knobel.

Para a última região, a área F (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), seis candidatos concorreram a três vagas. Os eleitos foram Zelinda Maria Braga Hirano (SC) e Samuel Goldenberg (PR). Houve um empate na terceira vaga entre os candidatos Aldo Zarbin (PR) e André de Ávila Ramos (SC). De acordo com o Regimento da SBPC, no artigo 43, parágrafo primeiro, haverá uma reedição do processo eleitoral apenas entre os concorrentes empatados. A nova votação começa nos próximos dias e terá divulgação no site da SBPC.

Secretarias Regionais

Foram eleitos candidatos para as 21 Secretarias Regionais. São eles:

Acre
Secretária Regional: Tatiane Loureiro da Silva
Secretária Adjunta: Herika Fernanda Dantas Montilha

Alagoas
Secretário Regional: Vandick da Silva Batista

Amazonas
Secretário Regional: Sanderson Castro Soares de Oliveira

Bahia
Secretária Regional: Tania Maria Hetkowski

Ceará
Secretário Regional: Armênio Aguiar dos Santos
Secretário Adjunto: Cleanto Rogério Rego Fernandes

Distrito Federal
Secretária Regional: Sônia Nair Báo
Secretária Adjunta: Christiana Soares de Freitas

Goiás
Secretária Regional: Rosália Santos Amorim Jesuíno
Secretária Adjunta: Márcia Cristina Hizim Pelá

Maranhão

Secretário Regional: Antonio José Oliveira
Secretária Adjunta: Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi

Mato Grosso do Sul

Secretário Regional – Cicero Rafael Cena
Secretária Adjunta – Maria Ligia R. Macedo

Minas Gerais
Secretária Regional: Cristiana Ferreira Alves de Brito
Secretário Adjunto: Pedro Luiz Teixeira de Camargo

Pará
Secretária Regional: Rosa Carmina de Sena Couto
Secretário Adjunto: José Guilherme Carvalho da Silva

Paraná

Secretária Regional: Carolina Arruda de Oliveira Freire
Secretária Adjunta: Maria Carolina de Godoy

Paraíba
Secretário Regional: Diogo Lopes de Oliveira

Pernambuco
Secretária Regional: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão

Rio de Janeiro
Secretária Regional: Ligia Bahia
Secretária Adjunta: Marta Barroso

Rio Grande do Norte
Secretária Regional: Selma Maria Bezerra Jerônimo
Secretária Adjunta: Denise Maria de Carvalho Lopes

Rio Grande do Sul
Secretária Regional: Angela Wyse
Secretária Adjunta: Maira Baumgarten Corrêa

Santa Catarina

Secretário Regional: Luiz Claudio Miletti
Secretária Adjunta: Barbara Segal Ramos

São Paulo – Subárea I

Secretária Regional: Elisangela Lizardo de Oliveira
Secretária Adjunta: Giselle Zenker Justo

São Paulo – Subárea II

Secretário Regional: Sávio M. Cavalcante

São Paulo – Subárea III

Secretário Regional: Adriano Defini Andricopulo
Secretário Adjunto: Norberto Peporine Lopes

Veja aqui o relatório de apuração.

Os eleitos serão empossados no dia 23 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 73ª Reunião Anual da SBPC.

Jornal da Ciência