UCS recebe homenagem ao seu cinquentenário em Brasília

O destaque ao caráter comunitário da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi constante na homenagem da Câmara dos Deputados aos 50 anos da instituição, realizada em sessão solene nesta quinta-feira, (24) no plenário da Casa. A atividade foi presidida pelo deputado proponente, o caxiense Assis Melo (PCdoB).

“Esta homenagem não é pela Universidade fazer 50 anos, mas pelo trabalho prestado à comunidade; pela qualificação do ensino superior na nossa região. A UCS é a ponta de lança desse processo”, considerou Assis, acrescentando a contribuição da Universidade como decisiva para Caxias e região tornarem-se “referência de desenvolvimento para o país”.

O reitor Evaldo Kuiava também frisou o aspecto comunitário da UCS, apontando-o como princípio na constituição da Universidade e ao longo de sua atuação. “É um conceito que precisa ser bem entendido: somos uma instituição pública, mas não estatal, sem fins lucrativos, que reinveste integralmente seus resultados visando ao desenvolvimento da comunidade”, descreveu. “É importante ressaltar que o investimento e apoio às (instituições) comunitárias reverte para o erário público: o aluno custa três vezes menos (para o estado) do que o de uma estatal, o que confirma a importância deste segmento do ensino para o país”, complementou.

Representando os acadêmicos da UCS, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Otniel Alves Borges manifestou o objetivo comum de alunos, funcionários e professores de “construir uma Universidade de qualidade, que possa desenvolver a matriz econômica da região”. Nesse sentido, prosseguiu “a UCS cumpre importante papel de formação de profissionais para Caxias do Sul e região”, pontou.

Já o secretário-executivo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), José Carlos Aguilera, sustentou que o surgimento da UCS promoveu uma inovação na Educação Superior do país. “Celebrar os 50 anos da Universidade de Caxias do Sul é olhar para o interior do Brasil e para o acesso dos jovens à educação comunitária, um modelo que dá vigor, pujança e qualidade ao ensino, pesquisa e extensão”.

Além deles, a mesa foi composta pela procuradora institucional e representante dos funcionários da UCS, Enoema Wilbert, e a comitiva da Universidade pelo diretor Administrativo e Financeiro, César Bernardi, e pelo assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul – Foto: Richard Silva/ PCdoB

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010