UDESC e Abruem promovem evento sobre Inovação no ensino superior em Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sediará o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) de 11 a 13 de setembro, em Florianópolis.

O evento terá, como tema central, o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva, e contará com a participação de 12 palestrantes brasileiros e de países como Portugal, Itália, Índia, México e Espanha, todos especialistas na área.

Entre as atrações, está a palestra magna de Rosa Grimaldi, pró-reitora de Empreendedorismo da Universidade de Bologna, e a palestra “Experiências inovadoras de educação superior”, com Nora Elena Gil Ramírez, diretora acadêmica e de Projetos Institucionais da Universidade Cooperativa da Colômbia. O evento contará ainda com palestras na área de e-learning e educação híbrida, além apresentações culturais e lançamentos de livros.

São esperados mais de 800 estudantes, professores, profissionais da área da educação no Brasil e de outros países. “O termo convergência adquiriu nova concepção e, aos poucos, foi assumindo papel em áreas ligadas ao uso da internet e das tecnologias digitais de informação e comunicação”, explica o reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi.

A segunda edição do Siies busca discutir as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade.

Atualmente, há uma série de fenômenos que impactam no ensino superior, como a convergência entre mídias, bases de dados que conversam entre si, educação aberta, aprendizagens colaborativas, comunidades de prática, convergências em termos de multimodalidade e recursos didáticos, bem como convergências e hibridismos em práticas pedagógicas, entre outras.

Submissão de artigos

Até 10 de julho, o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) aceitará a submissão de artigos científicos sobre assuntos relacionados à área. Veja o site de inscrição.

Os artigos podem ser inscritos em:
Estratégias e políticas inovadoras na educação superior
Métodos e tecnologias inovadoras na educação superior
Pesquisa e avaliação na educação superior
Ensino superior híbrido: avanços legais e pesquisa
Gestão e regulação na educação medida por tecnologias: perspectivas inovadoras

Serviço

O QUÊ: 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies).
QUANDO: De 11 a 13 de setembro.
ONDE: Oceania Park Hotel, Rua do Marisco, nº 550, Bairro Ingleses, Florianópolis.
INSCRIÇÕES: Pelo site siies2019.udesc.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010