Ulbra é ouro e prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE)

Três projetos inscritos, três prêmios conquistados: um ouro e duas pratas. Este foi o resultado da participação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), divulgado na última quarta-feira (21), durante a realização do XVI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc), que ocorre em São Paulo.

Na categoria Gestão Acadêmica, a Ulbra recebeu o prêmio ouro com o case PDI – Participação Coletiva na Construção da Excelência Acadêmica e Administrativa. Na categoria Responsabilidade Social, prata com o case A Trajetória da Acessibilidade na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e na Gestão Administrativa e de Comunicação, também prata com Implantação da Central de Serviços Compartilhados uma CSC: Central de Serviços Compartilhados. Ao todo, a Universidade concorreu com 12 instituições de ensino superior.

Criado há 11 anos, o PNGE incentiva e valoriza as práticas eficazes de gestão educacional, destacando e reconhecendo o desempenho das instituições de ensino, nos segmentos de ensino superior e de ensino básico ou técnico.

Para o reitor Marcos Fernando Ziemer, as premiações são motivos de orgulho. “Estamos muito felizes por termos conquistado ouro e prata em três categorias. Isso ratifica o trabalho que vem sendo desenvolvido na Ulbra por professores, colaboradores e alunos. Foram muitas mãos que contribuíram com estes resultados.” Ziemer também destaca que o reconhecimento da Universidade neste prêmio ocorre durante um dos eventos educacionais mais representativos do país, o GEduc.

O pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández destaca que os três prêmios têm um ponto em comum: engajamento coletivo da comunidade, cada um com suas características e particularidades na atuação, “mas todos com um mesmo objetivo: progredir na procura da excelência”, afirma. Segundo Hernández a premiação reconhece o trabalho coletivo, sério, responsável, extremamente profissionalizado, seguindo os princípios norteadores de uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora.

Sobre os trabalhos inscritos e premiados

Os três trabalhos apresentados no PNGE são cases atuais, que estão em pleno desempenho na Ulbra: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Política de Acessibilidade e a Central de Relacionamento.

Com o troféu ouro, o case PDI – Participação Coletiva na Construção da Excelência Acadêmica e Administrativa aborda a implementação do Plano junto à comunidade acadêmica na perspectiva do planejamento, execução e avaliação dos processos decorrentes da construção coletiva.

A diretora de Legislação e Registros e presidente da Comissão Institucional do PDI, Cármen Lúcia Rodrigues, comenta que o troféu ouro na categoria Gestão Acadêmica “evidencia a excelência do trabalho que realizamos na formação de futuros profissionais. É o reconhecimento do trabalho sério que temos realizado e demonstra que estamos atingindo nossa Visão, de nos consolidarmos até 2022 como instituição de excelência acadêmica e administrativa”.

Troféu prata na categoria Responsabilidade Social, o case A Trajetória da Acessibilidade na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) contextualiza as ações da Ulbra na área da acessibilidade, que remontam ao ano de 1995. Informa que a Instituição foi pioneira no âmbito acadêmico nacional a partir da oferta contínua de intérpretes de Libras e destaca a inserção do tema Acessibilidade em sua rotina acadêmica-administrativa, transformando o assunto em política institucional a partir do PDI 2017/2022 e tornando-o parte dos projetos pedagógicos dos cursos.

Para o diretor de Extensão Gustavo Hasse Becker, o prêmio é um reconhecimento de uma longa caminhada e que vem sendo construída com dedicação e expertise de muitas pessoas. “Parabenizo todas as pessoas que trabalham na área da acessibilidade, em todos os campi da Ulbra. É um reconhecimento de um trabalho árduo, complexo e que vale a pena. Espero que elas se sintam motivadas a seguir e que possam efetivamente, e cada vez mais, aprimorar este trabalho nos seus campi, de modo que a Ulbra como um todo continue trilhando um caminho bacana como agora foi constatado a partir desta premiação.”

Já o case Implantação da Central de Relacionamento – uma CSC: Central de Serviços Compartilhados, que ficou com o prêmio prata na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, abordou os objetivos do projeto; os processos centralizados; modelo e ferramentas de gestão praticados; indicadores acadêmicos, indicadores de produtividade e satisfação dos colaboradores, indicadores de satisfação dos alunos, indicadores de captação dos alunos; indicadores de sustentabilidade; resultados alcançados, bem como os planos de ações de continuidade.

Conforme a gerente da Central de Relacionamento, Camilla Backer, a premiação é o reflexo de muito estudo, trabalho e amor pelo que se realiza. “São três anos de implementação da Central de Relacionamento. Temos certeza de que estamos contribuindo positivamente para a Ulbra e principalmente para os nossos alunos, que são a nossa razão de existir.”

Apresentação dos projetos nesta sexta-feira (23)

Complementando a premiação do PNG, nesta sexta-feira, dia 23, todos os trabalhos que foram premiados serão apresentados por seus respectivos coordenadores no VI Colóquio de Práticas Bem-sucedidas em Gestão, onde as práticas serão disseminadas para os representantes de diversas instituições de ensino.

Fonte: Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010