Go to Top

Universidade Estadual de Feira de Santana, apoiada pela Rede Mapbiomas Brasil, lança novo Portal do Geocovid MapBiomas, dia 25/03.

A iniciativa liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGM/Uefs) e apoiada pela Rede Mapbiomas Brasil, Geocovid MapBiomas, realiza na próxima quinta-feira, 25, o lançamento de um novo portal. O evento que ocorre das 10h às 12h, será transmitido pelo Youtube (@mapbiomasbrasil) e facebook (@mapbiomas).

Julia Shimbo, coordenadora científica do Mapbiomas, mediará o lançamento, a abertura do evento conta com a presença do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento. Estão programadas as palestras do professor e coordenador do projeto Washington Franca-Rocha (Uefs/PPGM); Elaine Cristina Cambui Barbosa (UFBA) e Álvaro Fernandes de Abreu Justen (coordenador do Portal Brasil IO). Participam como debatedores os docentes Henrique dos Santos Pereira (pesquisador da Universidade Federal do Amazonas) e Marcio Luis Valença Araújo (IFBA, Assessor da Secretaria de Saúde da Bahia).

Entre as novidades estão as mudanças no padrão visual e na operação do portal, mais leve e intuitivo com um painel de dados e estatísticas, infográficos visíveis simultaneamente aos mapas, além de nova visualização de mapas e dos dados por unidades territoriais (municípios, regiões geográficas e de saúde, mesorregiões). Novos indicadores compõem as alterações, sendo eles: dados de casos e óbitos proporcionais à população do recorte territorial escolhido (município, região geográfica, região de saúde); taxa de reprodução efetiva, de evolução dos casos e dos óbitos. Progressão da vacinação (1ª dose, 2ª dose) com registros diários e para cada município brasileiro. O modelo de projeção agora tem três cenários: taxa de contágio atual, sem supressão e alta, alta supressão e baixa. Também foi realizada a otimização para versão em dispositivo móvel.

O intuito da plataforma é atender a pesquisadores, gestores de saúde (municipais, estaduais e nacionais), profissionais da imprensa e à população em geral, no que tange a dados estatísticos, mapas e gráficos ilustrados e a projeções futuras do surto de covid-19, apresentando informações claras, confiáveis e produzidas por métodos científicos.

Para Washington Franca-Rocha a iniciativa tem dois pontos importantes. “Primeiro, constituir-se em mais um canal confiável e acessível para divulgar o surto da covid-19 e sua difusão em territórios, a partir dos municípios. Segundo, produzir cenários futuros de comportamento do surto, baseados em métodos científicos, combinando modelos geoespaciais, estatísticos e epidemiológicos”.

A startup Geodatin, formada por egressos do PPGM/Uefs e que atua como consultora do Mapbiomas Brasil, é a responsável por toda a operação e integração dos dados, realizando a programação dos painéis, a atualização dos dados e a manutenção, para garantir a operação contínua, 24 horas, todos os dias da semana. Uma equipe formada por pesquisadores do Laboratório de Biossistemas, do Instituto de Física da UFBA, é a responsável pela produção dos modelos de projeção, incluindo a operação diária de processamento dos dados para gerar os dados de projeção.

O Portal Geocovid MapBiomas pode ser acessado em covid.mapbiomas.org.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful