Vacina de Oxford produz resposta imune em jovens e idosos

Laboratório Astrazeneca, corresponsável pela produção do imunizante, diz que o resultado abre caminho para a vacinação no primeiro semestre de 2021

 

Laboratório Astrazeneca, corresponsável pela produção do imunizante, diz que o resultado abre caminho para a vacinação no primeiro semestre de 2021

Em mais um passo na direção do desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura contra a covid-19, o laboratório Astrazeneca, parceiro da Universidade de Oxford no desenvolvimento de um dos imunizantes mais avançados até o momento, divulgou na manhã desta segunda-feira (26/10) que a vacina AZD1222 produz resposta imune tanto em pacientes jovens, quanto em idosos.

De acordo com declarações de um porta-voz do laboratório à imprensa internacional, os resultados são significativos para sedimentar a crença em uma ampla campanha de imunização até o primeiro semestre de 2021. “É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens, e que a reatogenicidade foi menor em adultos mais velhos, onde a gravidade da covid-19 é maior”, destacou nota enviada ao canal de TV CNBC, dos Estados Unidos.

Os novos dados corroboram um estudo divulgado em julho, que já havia destacado que a vacina de Oxford produzia resposta imune “robusta” em pacientes adultos saudáveis de 18 a 55 anos. Agora, a expectativa é de que os novos dados sejam divulgados em um jornal clínico, para que seja feita a revisão das análises pela comunidade científica — passo importante para garantir a veracidade e replicabilidade dos testes.

Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP

Fonte: Correio Braziliense