Webinar internacional debate questões epidemiológicas e o impacto da Covid-19 na educação

Presidente do CRUB e Reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski

O Webinar internacional Enfrentamento à covid-19: Horizontes da educação, começou nessa segunda-feira (22/6), com o foco em abordar questões epidemiológicas e debater o impacto da pandemia  na educação.

Os conferencistas convidados para o primeiro dia do evento foram o infectologista e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Unaí Tupinambás e a virologista e professora associada à CSU (Colorado State University), Amy McNeill. O evento virtual foi mediado pelo microbiologista Flávio Guimarães (UFMG) e os convidados apresentaram estudos recentes relacionados à Covid-19. Também discorreram sobre as medidas protocolares mais eficazes, no âmbito internacional.

No primeiro momento, o Presidente do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), Waldemiro Gremski, deu boas-vindas a todos os participantes do Webinar internacional, em nome do CRUB e das outras entidades representativas que participam da iniciativa.

“Damos início a um dos nossos encontros mais importantes que tem a ver com a educação. Educação que passa por um momento tão complexo e desafiador. Temos como tema deste encontro o enfrentamento à Covid-19. Trata-se de um evento que irá discutir em profundidade três dimensões: epidemiológica, pedagógica e jurídica”, disse o Reitor Waldemiro.

Na ocasião, a doutora Amy McNeill levantou os dados sobre a disseminação do vírus nos Estados Unidos, as barreiras que o país encontrou nesse combate e como a CSU realizou suas primeiras ações de prevenção.

“No dia 16 de março, todos os cursos foram migrados para plataformas virtuais. Professores começaram a dar aulas online e somente os funcionários essenciais podiam trabalhar na nossa Universidade”, relatou a doutora Amy McNeill.

Outro tema, debatido pelo infectologista Unaí Tupinambás, foi o panorama geral da doença e ações de enfrentamento, na cidade de Belo Horizonte (MG). O professor apresentou, também, como medir o risco de pandemias e abordou a criação de condições de abertura no âmbito acadêmico. Como exemplo, estabelecer fluxos de detecção precoce e protocolos sanitários com participação de todos os envolvidos (pais, professores, trabalhadores administrativos, de apoio, sindicatos e associações) e manter rotinas de limpeza.

Para conferir o primeiro dia do Webinar internacional – Dimensão Epidemiológica na íntegra, acesse:
https://youtu.be/n11E4nviRWA

Foto: extraída do vídeo do webinar

Por Anny West
Editoria: Ascom CRUB – Ix Mídia e Secretaria Executiva CRUB