Webinar Internacional: Enfrentamento à Covid-19 – HORIZONTES DA EDUCAÇÃO

Clique aqui para acessar o evento

HOJE, 17hs, no Youtube

Sobre o evento

A pandemia da Covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade, e a educação foi um dos setores profundamente afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas devidamente planejadas, escolas, centros universitários, faculdades e universidades se desdobraram e se adaptaram e migraram para uma rotina pedagógica de emergência, determinada pelo MEC, e para a segurança da saúde de todos: estudantes, professores, administrativos, e suas famílias. O ensino e a aprendizagem mudaram, como será o “novo futuro” da educação pós-pandemia?

Para que as Instituições de Educação Superior e Básica possam se preparar e tenham acesso às informações mais atualizadas, considerando os Pareceres do CNE, as Portarias do MEC, as notas do Ministério da Saúde, e as decisões dos Tribunais Superiores, o CRUB, a ABIEE, a ABRUC, a ABRUEM, a ACAFE, a ANDIFES, a ANEC, a ANUP, o COMUNG e o FORCOM, vão realizar o Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação”.

Durante três dias, o evento vai trazer reflexões sobre novas perspectivas e discutir práticas e estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco possível. A proposta de um Protocolo Educacional de retorno às Atividades Escolares e Acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo possível retorno, também será compartilhado em nosso hotsite para inspirar quem ainda não as produziu.

Serão abordados três dimensões que impactam diretamente na dinâmica da presencialidade – epidemiológica, pedagógica e jurídica. Ouviremos conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a covid-19.

 

Inscrições

Realize sua inscrição gratuita no evento clicando aqui. Você pode se inscrever em todos os dias da programação.

 

Programação

22/06 das 17h às 19h
Dimensão Epidemiológica

Conferencistas: Dr. Unaí Tupinambás e Dra. Amy McNeill
Mediador: Dr. Flávio Guimarães
Os Conferencistas apresentarão dados atualizados sobre o avanço da covid-19, como tem sido a retomada das aulas presenciais em países onde já houve a reabertura das escolas e quais medidas se mostram seguras e efetivas para a saúde.

 

 

 

23/06 das 17h às 19h
Dimensão Pedagógica

Conferencistas: Dra. Alenoush Soryan e Dr. Jamil Salmi
Mediador: Dr. Vidal Martins
A pandemia de COVID-19 desencadeou grandes mudanças na educação, com destaque para práticas de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologia. Conferencistas com expertise em educação, desenvolvimento acadêmico, qualidade curricular, sistemas de avaliação, liderança acadêmica e políticas educacionais vão debater o futuro da educação, explorando estratégias de curto e longo prazo para vencer os desafios e aproveitar as oportunidades desses novos tempos.

 

 

24/06 das 17h às 19h
Dimensão Legal/Jurídica

Conferencistas: Dr. Henrique Lago e Dr. Lênio Streck
Mediador: Dr. Dyogo Patriota
Os Conferencistas com larga trajetória e reconhecimento no mundo jurídico, e com expertise nas áreas trabalhista e civil voltadas à educação, vão problematizar quais os prováveis riscos e atitudes preventivas às questões de saúde devem ser consideradas para que as instituições de ensino superior e escolas de ensino básico.

 

 

Conferencistas

Dra. Amy McNeill
A Dra. MacNeill formou-se pela Universidade da Flórida com bacharelado em química em 1994 e completou o doutorado em medicina veterinária em 1998. Após experiência no mercado privado durante um ano, ela retornou à Universidade da Flórida para finalizar o PhD no laboratório do Dr. Richard Moyer e realizar residência em patologia clínica veterinária. Sua pesquisa inclui o isolamento e a caracterização de células tumorais em caninos e felinos e o estudo do vírus da varíola como agente anticancerígeno.

Dr. Unaí Tupinambás
Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFMG. Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFMG. Medico Infectologista, Membro dos Comitês de ENFRENTAMENTO da COVID19 da UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte. Professor e orientador do Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da FM UFMG

Dra. Alenoush Soryan
Professora Titular e Presidente do Departamento de Psicologia Educacional e de Aconselhamento da Universidade McGill, em Montreal, Canadá.
Especialização e pesquisa em qualidade de ensino e aprendizagem, e desenvolvimento pedagógico, no ensino superior.
Consultora de várias organizações internacionais, inclusive o Banco Mundial, a Comissão Européia, a OCDE e a UNESCO.

Dr. Jamil Salmi
Bacharel em Administração de Empresas (AACSB, EQUIS), Cergy, França.
Mestre em Administração de Empresas pela French Grande Ecole, França.
Mestre em Administração de Empresas pela Ecole Supérieure des Sciences Économiques et Sociales, França.
Mestre em Relações Públicas e Internacionais pela Universidade de Pittsburgh, EUA.
PhD em Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, Inglaterra.
Professor emérito de Política do Ensino Superior pela Universidade Diego Portales, Chile.
Pesquisador Principal do Centro de Ensino Superior do Boston College, EUA.
Consultor de vários governos nos hemisférios sul e norte e de várias organizações internacionais, inclusive o Banco Mundial, a Comissão Européia, a OCDE e o BID.

Dr. Lênio Streck
Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS/SL. Professor permanente da UNESA-RJ. Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Jurista, advogado e escritor.

Dr. Henrique Lago da Silveira
Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP, com um semestre como estudante visitante na Harvard Law School (Cambridge – EUA) e no Instituto Europeu (Florença – ITA).Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP, com um semestre como estudante visitante na Harvard Law School (Cambridge – EUA) e no Instituto Europeu (Florença – ITA).

Mediadores

Dr. Flávio da Fonseca
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia, ênfase em Virologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Realizou dois pós-Doutorados, sendo um junto ao National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, MD, EUA (2001-2003) e o segundo realizado no Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), Belo Horizonte, MG (2004-2005).

Dr. Vidal Martins
Doutor em Informárica pela Universidade de Nantes, França. Vice-Reitor da PUCPR, onde também atuou como Pró-Reitor de Graduação, Decano da Escola Politécnica, Diretor de Educação Continuada, Editor Chefe da Editora Universitária Champagnat e Coordenador de cursos de graduação na área de Informática.

Dr. Dyogo Patriota
Formado em direito pela ASCES-PE em 2001. Pós-graduado em direito administrativo e gestão pública em 2002 pela Universidade Potiguar-RN. Pós-graduado em direito penal e processo penal em 2004 pena Universidade Cândido Mendes-RJ. Diretor Executivo e Sócio do MBSC Advogados de 2004 a 2012. CEO da Patriota, Dantas & M. Ferreira Advogados a partir de 2012. Assessor Jurídico da ABRUC e do CRUB.

 

Realização:

ABIEE, ABRUC, ABRUEM, Sistema ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, Comung, CRUB, FORCOM

 

Apoiadores:

ABMES, SEMESP

 

Patrocinadores:

 

Mais informações no site do evento: Horizontes da Educação